HAMLET B2BLOG
Comunicação de Marketing e Business-to-Business

Anatomia do passa-palavra: vale a pena (re)ler
Escrito antes do Google e do Facebook, o grande mérito de The Anatomy of Buzz, de Emanuel Rosen, é sublinhar a importância de dominar e sistematizar o “word-of-mouth”, em vez de o deixar acontecer ao acaso..→

#95 - Como recrutar os melhores mesmo num setor em pleno emprego - com Carla Madeira e Marco Teixeira
Quando falamos em marketing, normalmente estamos a pensar em estratégias para atrair e fidelizar clientes. Mas cada vez mais empresas descobrem que também têm de atrair e fidelizar um outro bem escasso: bons colaboradores. Isto é sentido de forma especialmente aguda nas empresas de tecnologia, e com ainda mais razão...→

“As pessoas já não leem”. Oh, céus. E agora?
É daquelas frases que ouvimos todos os dias – especialmente quando estamos a discutir estratégias de comunicação. Ouvimo-la com tanta frequência que já ninguém se atreve a perguntar se é mesmo assim. E se as consequências que tiramos disso – do género: não vamos fazer emails longos, por exemplo –...→

Conquistar milhares de fãs? O João Kopke explica como
Vivemos num mundo em que publicar conteúdos e chegar a uma audiência já não é privilégio dos media, das grandes empresas – ou sequer dos profissionais de comunicação. Eu, por exemplo, sou um profissional de comunicação. Mas o meu Instagram pessoal é bastante amador. Já o João Kopke (surfista,...→

A anatomia da chatice
A comunicação B2B tem que ser chata para ser eficaz? Na Hamlet sempre achamos que não – foi isso, aliás, o que nos levou a existir. Mas a comunicação de inúmeras empresas parece provar que a resposta é sim. Por que será? E como se pode evitar, mesmo no business-to-business,...→

Como fazer um bom website para a sua empresa
Já não é de hoje que ter um site é uma necessidade tão básica para uma empresa como ter um nome ou uma sede. Mas, assim como no caso do nome e das instalações, não basta ter um site: tem de ser um bom website, adequado aos seus objetivos e...→

10 sugestões para fazer um viral (à maneira russa)
Produzir um conteúdo que viraliza – um vídeo baratinho, por exemplo – é o sonho de qualquer responsável de marketing. Gastar uns tostões, ser visto por milhões. Quem não gosta? O problema é que produzir e publicar o vídeo é fácil. Conseguir que seja partilhado pelos tais milhões é que...→

#94 - “Na venda automóvel, o primeiro contacto é quase sempre digital” - com Jorge Queirós
O setor automóvel está a passar por transformações profundas e muito rápidas, que exigem dos responsáveis pelo marketing e pelas vendas uma grande capacidade de adaptação. E foi essa capacidade, justamente, que o convidado deste episódio desenvolveu ao longo de uma carreira em que passou por áreas muito diferentes: o...→
Pesquisa
O que dizem os clientes
Quando pensamos lançar a Pessoas, rapidamente pensamos na Hamlet como...
Pedro Castaño, Pessoas – Consultoria RH
Quando pensamos lançar a Pessoas, rapidamente pensamos na Hamlet como nossa consultora na área da comunicação. Gostamos da sua criatividade, da proximidade com o cliente e da confiança que nos passam no trabalho realizado."
Ler maisArtigos mais lidos
- Toda a verdade sobre a OLX
- #52 – Nem dispersos, nem obsoletos: como lidar com a permanente mudança do mundo digital – com Ricardo Tomé
- #17 – Alentejano, visionário e com a paixão de vender – com Manuel Patarrana
- Como construir uma base de dados para o seu negócio B2B
- 10 livros que todo profissional de marketing B2B deve mesmo ler
Artigos mais recentes
- #101 – “Mais do que captar a atenção, queremos construir relação” – Teresa Lameiras
- #100 – Chegar aos 100: o segredo para ter um podcast que gera resultados por anos a fio – com Jayme Kopke
- #99 – Como criar experiências digitais que as pessoas querem mesmo viver – com Carolina Rosa e Pedro Centieiro
- #98 – Quem escolhe quem? A nova guerra por talentos – com Lucia Cardoso Pereira
- Das brigas de casal para o marketing: já ouviu falar em “reactance”?