#63 – "O que impede muitas empresas de crescer é o próprio empresário" – com Susana Barros
Muitas vezes, quando um cliente procura a Hamlet para ajudar na sua estratégia de comunicação, encontramos uma dificuldade. É que esse cliente não tem ainda uma estratégia para a própria empresa. Não definiu com clareza os seus clientes-alvo, a sua oferta, o seu modelo de negócio. E, sem isso, fica...→
#62 – Nem “inteligência” nem “artificial” - mas uma ferramenta poderosa que a sua empresa pode usar desde já – com Jorge Amorim
De uns meses para cá, o mundo parece não falar de outra coisa: o lançamento do ChatGPT incendiou as imaginações e pôs a inteligência artificial no centro das atenções. Quanto deste hype se justifica, e quanto dele é exagero? Qual o real impacto para as empresas, para o marketing e...→
A fórmula do sucesso? Neste caso, é mesmo
O título parece o de um livro de auto-ajuda, e em certa medida até pode ser lido assim. Mas o principal interesse de The Formula – the five laws behind why people succeed não está aí. O que o livro desvenda são os mecanismos sociais que favorecem o sucesso, seja de uma pessoa,...→
#61 – Somos todos vendedores. O que separa os bons dos maus é o mindset – com Helga Saraiva-Stewart
Vender é uma das atividades mais antigas da humanidade, e também uma das mais transversais. Para a maior parte de nós, seja qual for a nossa ocupação, saber vender é decisivo. Mesmo que demos a essa venda um outro nome, ou que nem sequer saibamos que é uma venda. Profissionais...→
Um fenómeno comum na comunicação B2B. Também acontece consigo?
É um fenómeno tão recorrente e banal que pode passar despercebido. Mas revela uma vantagem adicional das empresas B2B que comunicam sobre as outras. E é um bom critério para saber se a comunicação vai ou não fazer uma verdadeira diferença. Há algum tempo, um cliente do setor das TI...→
Sabe quem o seu marketing está a repelir?
Se eu lhe perguntar o que espera do seu marketing, aposto que já sei a resposta: “atrair clientes”. Mas esta é só uma das funções do marketing. A outra, de que quase sempre nos esquecemos, é precisamente o contrário: repelir clientes. E é tão importante como a primeira. Se o...→
#60 – Marketing B2B para seres humanos: como a tecnologia pode ajudar – com Ana Barros
Quando comecei a Hamlet, há alguns anos, a comunicação de marketing B2B era um tema de que não se falava em Portugal. Para nós isto tinha uma vantagem, mas também inspirava receio. A vantagem era termos uma mensagem que era novidade. O receio era que o silêncio à volta fosse...→
#59 – Da teoria à prática: como a empresa e a academia podem trabalhar juntas – com André Alves
Há uma parte muito importante do ecossistema em que se movem as empresas, que é a Universidade. Não só porque dela depende a qualidade dos recursos humanos disponíveis, mas também por ser fonte de tanto conhecimento que pode ser transformado em riqueza. Será que as empresas tiram todo o partido...→