fbpx

Safety Week - Campanha interna e externa

Estar bem e em segurança – todos os dias da semana

 A VINCI Energies tem entre os seus valores core o cuidar das suas pessoas, promovendo uma cultura de Safety Excellence: zero acidentes e zero doenças profissionais.

Acredita num ambiente de trabalho saudável para todos e em cuidar da segurança e do bem-estar holístico dos seus colaboradores a todos os níveis: emocional, físico, social e intelectual.

Em 2020, a pandemia aumentou a importância de prevenir os acidentes e situações como stress, ansiedade, fadiga, dificuldade em desligar, solidão e dificuldade de gerir a fronteira entre o espaço profissional e o pessoal.

Foram estas as preocupações que enquadraram a edição de 2021 da Safety Week, evento anual do grupo dedicado a promover uma cultura de segurança física e mental.

A VINCI Energies Portugal pretendia comunicar o evento e o seu significado através de uma campanha interna e externa, e para desenvolvê-la contou com o apoio da Hamlet.

Os objetivos

A Safety Week é uma semana em que toda a empresa é convidada a olhar para o seu dia a dia – e identificar o que está bem e o que pode melhorar no sentido de proteger o próprio bem-estar e segurança e o dos colegas.

A VINCI Energies queria que os colaboradores fossem para o evento com uma expectativa positiva,

predispostos a participar com uma atitude de franqueza e disponibilidade e com vontade de mudar para melhor o seu dia a dia.

Externamente, pretendia ainda gerar visibilidade e good-will para as empresas do grupo VINCI Energies, contribuindo para mostrar ao mundo aquilo em que acreditam, e a sua forma de ser e estar.

 

A campanha

O que fazemos quando nos preocupamos uns com os outros no dia a dia?

Tipicamente, perguntamos se está tudo bem – não há maneira melhor de começar uma conversa.

Pois foi exatamente o que decidimos fazer nesta campanha – com mensagens muito simples que interpelavam os colaboradores, convidando-os a parar um momento e a se perguntarem como se estavam a sentir.

A intenção era surpreender e provocar um sorriso, dando ao mesmo tempo o mote para os eventos da semana, que deveriam ser pautados pela empatia, pela abertura, pelo autoquestionamento e pela responsabilização.

A campanha foi veiculada na landing page do evento, em cartazes físicos, emails e vídeo.

O resultado

Quando perguntámos à Magda Faria, Head of Workplace and Business Flow da Axians – uma das empresas do grupo VINCI Energies, como tinha corrido a comunicação da Safety Week, a resposta foi esta:

“Correu muitíssimo bem! Tivemos super bom feedback das pessoas no geral a tudo e muitíssimo bom feedback das lideranças da casa! Esta é uma semana muito importante para nós (e para o grupo), e a campanha criada fez com que o tema chegasse às pessoas e que estas o sentissem, dando-lhe a importância que tem e merece  ”

 

 

Mais sobre: