#77 – Pôr o cliente no centro já não basta – com Carlos Manuel de Oliveira

“Olhar para o consumidor como o centro da atuação”. Ninguém discorda, pois não? Mas, para o Carlos Manuel de Oliveira, só isso já não basta. É preciso olhar para quem compra “como um ser humano”. O que isto quer dizer exatamente? E onde, nessa humanização, entra a tecnologia? É o que vai descobrir neste episódio de Marketing Business-to-Business – o podcast.

No marketing, como noutras disciplinas, há dois tipos de pessoas. As que estão totalmente focadas em pôr as mãos na massa. E as que se dedicam, especialmente na Universidade, a refletir sobre o que se faz, arrumando os conceitos, identificando tendências e direções.

Mas há também o caso mais raro daqueles que se destacam tanto na prática como na teoria. São capazes e exercer funções de marketing nas empresas e ao mesmo tempo de sistematizar e partilhar o seu conhecimento e experiência em livros, aulas ou palestras. É o caso do convidado deste episódio.

O Carlos Manuel de Oliveira parece já ter jogado em todas as posições. Foi Diretor de Marketing do Banco Espírito Santo, presidente da Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing, Chairman e CEO da Confederação Europeia de Marketing, e pelo caminho foi publicando uma série de livros que nos ajudam a entender e contextualizar o que fazemos.

No mais recente, Humantech Marketing – o marketing molecular e humano – o Carlos defende que quem deve estar no centro do marketing não é o “consumidor” ou o “cliente” – mas o ser humano. E, nesta conversa, explica-nos a diferença, e o que é que a tecnologia tem a ver com isso.

Ouça o episódio e descubra:

  • O que é preciso para tornar o marketing “humano” – e quando é que corre o risco de se desumanizar
  • O que é o “marketing molecular” e por que é importante pensar o marketing assim
  • Como as empresas portuguesas podem tirar mais partido da tecnologia no seu marketing
  • Que barreiras podem dificultar a adoção de tecnologias como a AI nas empresas portuguesas
  • Qual papel podem ter as associações empresariais no incentivo à adoção de tecnologias de ponta
  • Como responder à necessidade de atualização constante sem perder de vista os princípios fundamentais do marketing.

 

Sobre o convidado:

 

Empresas mencionadas:

 

Pessoas mencionadas:

 

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Livros mencionados:

 

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