#78 – Pós-venda: Quando o serviço já é marketing (e vice-versa) – com Pedro Fernandes

Na confluência entre produto e serviço, B2B e B2C, a pós-venda automóvel é particularmente instrutiva por muitas razões. E ninguém melhor para nos falar delas do que o Pedro Fernandes, responsável pelo marketing desta área na SIVA, e convidado deste episódio.

Separar o marketing entre B2B e B2C até pode ser útil para algumas finalidades. Desde que não percamos de vista que entre estes dois mundos há um contínuo, e que há fronteiras em que eles se entrelaçam.

Considere o mercado automóvel, por exemplo. Mesmo quando feita por um particular, a compra de um carro é muito mais semelhante à “típica” transação business-to-business do que, por exemplo, a compra de um gelado ou de uma peça de roupa. Tendo alto valor, alto envolvimento e alto risco, tende a ser também uma decisão ponderada, com muitas considerações racionais e até um “grupo de compra”, que é a família.

Mesmo que fosse só por isso, já era altura de termos no podcast um convidado do setor automóvel. Mas o Pedro Fernandes tem ainda a vantagem de estar no pós-venda. Responsável pelo marketing e desenvolvimento de negócio desta área na SIVA, é a pessoa certa para nos desvendar um ecossistema particularmente complexo e interessante – que envolve não só os clientes, particulares ou empresas, como concessionários prestadores de serviço e colaboradores.

Ouça o podcast e descubra:

  • Como conquistar clientes quando o seu preço não pode ser o mais competitivo do mercado.
  • Qual é a vantagem do marketing no pós-venda sobre o marketing que precede a venda, em qualquer setor de atividade, e como aproveitá-la
  • Por que é importante adaptar as suas métricas às características do seu negócio, e como fazê-lo no caso do pós-venda
  • Como tecnologias como a IoT, presente por exemplo nos carros, cria novas fontes de dados sobre os clientes, e como o marketing pode usar esses dados.
  • Como identificar a iminência de churn nos seus clientes e como evitar que aconteça
  • Como tirar partido do pós-venda para estimular novas vendas
  • Quais são os 3 vetores com que a SIVA garante a qualidade do seu serviço de pós-venda e até que ponto se aplicam à sua empresa.

 

 

Sobre o convidado:

 

Empresas mencionadas:

 

Documentários mencionados:

  • Social Dilemma, disponível na Netflix

 

Podcasts mencionados:

 

Livros mencionados:

 

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