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#51 – “O marketing deve ser uma agência de inovação interna” – com Andre Zeferino

Nos últimos anos observou-se, no reino do marketing, um movimento contraditório. Enquanto a função marketing ganhava novos instrumentos e competências e ampliava a sua importância como motor de crescimento, muitos departamentos de marketing foram perdendo peso político e influência nas empresas. É sobre este paradoxo, e não só, que conversamos neste episódio com o Andre Zeferino.

Co-autor do recém-lançado Marketing Futureland – Antecipação e Resposta ao Futuro do Marketing, que já foi tema da conversa anterior, com o Nuno Teixeira, o Andre defende que as empresas que vingarão no futuro serão as que incorporarem ainda mais o pensamento de marketing em tudo o que fazem. Para isso, no entanto, a forma como se veem hoje os departamentos de marketing tem de evoluir. Como e em que direção é o que vai ficar a saber nesta conversa.

 

Ouça o episódio e descubra:

  • Que papel deve assumir o marketing nas empresas que querem estar preparadas para as mudanças que aí vêm
  • Como se explica a perda de influência dos departamentos de marketing nos últimos anos e como contriá-la
  • Que fatores determinam 70% do insucesso das startups e o que isso mostra sobre o papel do marketing como motor de criação de valor
  • Que recursos e argumentos os marketeers podem usar para recuperar voz e influência nas suas organizações
  • De que forma um uso mais sistemático do marketing pode ajudar as empresas B2B portuguesas a vencer no mercado internacional
  • O que é a inovação não-linear e o que a torna fundamental para preparar o futuro

 

 

Sobre o convidado:

 

Empresas referidas no episódio:

 

Livros recomendados:

 

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