A Novabase actua em diferentes áreas de negócio, através de várias empresas e divisões.
A sua própria história de crescimento passou pela absorção de empresas e pela criação de outras. Até 2009, a gestão de carreiras na empresa reflectia essa história, sendo feita de diferentes maneiras nas várias divisões da Novabase.
Isso, por sua vez, dificultava a criação de uma cultura única, partilhada pelos cerca de 1800 colaboradores.
O programa de gestão do talento veio alterar esta situação, introduzindo um único sistema de avaliação e progressão na carreira para toda a Novabase. E era isso que era preciso comunicar, permitindo a compreensão dos benefícios do programa e a sua adopção por toda a empresa.
O primeiro desafio colocado à Hamlet, a quem foi confiada a comunicação de lançamento, era dar ao novo programa um nome e uma identidade visual. Novabase & You foi o nome adoptado, por responder aos requisitos de clareza, concisão e proximidade com o target. Outra vantagem foi que a sua representação gráfica permitiu tirar partido, na comunicação, do símbolo “&”, como tradução instantânea de uma parceria entre iguais, com vantagens e responsabilidades para cada um dos lados.
A campanha de comunicação interna começou com uma fase teaser, em que se anunciava a chegada de uma nova parceria estratégica para a Novabase (por uma feliz coincidência, estavam a sair na imprensa, nessa altura, notícias sobre eventuais entradas de novos parceiros no capital da empresa). O nome do parceiro era deixado em suspenso: Novabase &…
Seguia-se a revelação de que o parceiro estratégico era, afinal, o próprio colaborador. Por fim, a fase final da campanha explicava os benefícios e forma de funcionamento do programa, com cada peça centrada num aspecto: as regras de evolução na carreira, os critérios de avaliação, os incentivos, as oportunidades de crescimento profissional.
A comunicação foi suportada por cartazes, emails, banners na internet e autocolantes nos elevadores.