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Axians - Tech Talent

Quando a comunicação interna é mesmo a cara da marca

A Axians Portugal tem uma unidade de negócio responsável por recrutar colaboradores de TI para integrar nas equipas dos clientes.

Os responsáveis pela área não estavam satisfeitos com a forma como ela era designada. “Specialized Services” parecia-lhes um nome demasiado genérico, sem uma relação clara com a atividade da Unidade de Negócio.

Além disso, não fazia justiça à forma como essa atividade é desenvolvida na Axians: com um profiling sofisticado e preciso, uma resposta abrangente e ágil às necessidades dos clientes e um grande respeito pelas pessoas.

O desafio colocado à Hamlet, por isso, era propor um novo nome para os “Specialized Services”, além de uma campanha para anunciar internamente a mudança.

O nome

Tech Talent foi a opção que preencheu todos os requisitos: é simples, fácil de entender e memorizar, remetendo de forma clara para o que a área faz e como o faz. Com uma vantagem adicional: poder referir-se não só à Unidade de Negócio, mas aos próprios colaboradores – os “Tech Talent”. O que acabou por se revelar muito útil para a campanha que desenvolvemos a seguir.

 

 

A comunicação

Isto porque, encontrado o nome, era preciso comunicá-lo aos colaboradores. De forma a que ficassem não só a conhecer a nova designação, mas também a saber um pouco mais sobre a própria Unidade de Negócio e a sua maneira de trabalhar.

Ao idealizar a campanha, a ser veiculada através de emails e banners na rede social interna da empresa, perguntamo-nos: porque um nome faz assim tanta diferença?

Foi a resposta a essa pergunta que deu o mote a toda a comunicação. É que, quando se trata de pessoas, os nomes contam. Conhecer e chamar alguém pelo nome é uma forma de valorizar e mostrar respeito por aqueles com quem trabalhamos.

E foi exatamente isso que a comunicação fez: mostrou que os colaboradores recrutados pela Tech Talent para as equipas dos clientes não são, como diz um dos emails da campanha, “apenas o que vem no seu CV. São sobretudo a Fátima, o Bruno, a Alexandra, o Paulo. Pessoas que conhecemos. E a quem damos importância. Pessoas com as melhores qualificações técnicas. E com talentos que nunca acabaremos de descobrir”.

Lidando com pessoas que têm um nome e um rosto, a Tech Talent já pode dizer que “Finalmente, temos um nome que é a nossa cara”.

 

O resultado

Embora não tivesse metas quantitativas para esta ação de comunicação, o nosso cliente não teve dúvidas quanto ao impacto positivo que gerou entre os colaboradores da empresa. Nas palavras da Carla Madeira, manager da Tech Talent:

“Foi um sucesso. O feedback foi excelente e estamos muito contentes com a campanha e com o nome. Muito obrigada pelo vosso trabalho, foi excelente e não podíamos estar mais contentes com o resultado.  ”

O Marco Teixeira, também manager da Tech Talent, acrescentou:

“Correu mesmo muito bem.  O vosso trabalho foi excecional e apanharam muito bem o que nos vai já na alma. Por isso não queríamos ficar já por aqui e queríamos cenas de mais episódios!   Será que podem marcar uma breve call com todos para falarmos um pouco por favor?”

 

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