Axians - Tech Talent

When internal communication is really the face of the brand

Axians Portugal has a business unit responsible for recruiting IT employees to join customer teams.

Those in charge of the area were not happy with the way it was designated. “Specialized Services” seemed too generic a name to them, without a clear relationship with the activity of the Business Unit.

Moreover, it did not do justice to the way this activity is carried out at Axians: with sophisticated and accurate profiling, a comprehensive and agile response to customer needs, and great respect for people.

The challenge posed to Hamlet, therefore, was to propose a new name for “Specialized Services”, as well as a campaign to announce the change internally.

The Name

Tech Talent was the option that met all the requirements: it is simple, easy to understand and memorize, referring clearly to what the area does and how it does it. With an additional advantage: it can refer not only to the Business Unit, but to the employees themselves – the “Tech Talent”. Which turned out to be very useful for the campaign we developed next.

 

A comunicação

Isto porque, encontrado o nome, era preciso comunicá-lo aos colaboradores. De forma a que ficassem não só a conhecer a nova designação, mas também a saber um pouco mais sobre a própria Unidade de Negócio e a sua maneira de trabalhar.

Ao idealizar a campanha, a ser veiculada através de emails e banners na rede social interna da empresa, perguntamo-nos: porque um nome faz assim tanta diferença?

Foi a resposta a essa pergunta que deu o mote a toda a comunicação. É que, quando se trata de pessoas, os nomes contam. Conhecer e chamar alguém pelo nome é uma forma de valorizar e mostrar respeito por aqueles com quem trabalhamos.

E foi exatamente isso que a comunicação fez: mostrou que os colaboradores recrutados pela Tech Talent para as equipas dos clientes não são, como diz um dos emails da campanha, “apenas o que vem no seu CV. São sobretudo a Fátima, o Bruno, a Alexandra, o Paulo. Pessoas que conhecemos. E a quem damos importância. Pessoas com as melhores qualificações técnicas. E com talentos que nunca acabaremos de descobrir”.

Lidando com pessoas que têm um nome e um rosto, a Tech Talent já pode dizer que “Finalmente, temos um nome que é a nossa cara”.

 

O resultado

Embora não tivesse metas quantitativas para esta ação de comunicação, o nosso cliente não teve dúvidas quanto ao impacto positivo que gerou entre os colaboradores da empresa. Nas palavras da Carla Madeira, manager da Tech Talent:

“Foi um sucesso. O feedback foi excelente e estamos muito contentes com a campanha e com o nome. Muito obrigada pelo vosso trabalho, foi excelente e não podíamos estar mais contentes com o resultado.  ”

O Marco Teixeira, também manager da Tech Talent, acrescentou:

“Correu mesmo muito bem.  O vosso trabalho foi excecional e apanharam muito bem o que nos vai já na alma. Por isso não queríamos ficar já por aqui e queríamos cenas de mais episódios!   Será que podem marcar uma breve call com todos para falarmos um pouco por favor?”

 

More about:

More Case Studies from Hamlet

partilhe
Facebook
linkedin
Whatsapp
fechar