3.12.2025
Se há uns anos o caminho entre o “conhecer uma marca” e o “comprar o produto” parecia uma linha reta, hoje assemelha-se mais a um labirinto. No universo B2B, onde as decisões são complexas, os ciclos de venda longos e os interlocutores múltiplos, este desafio é ainda maior. Como é que uma marca se mantém […]
29.10.2025
Dizer que as empresas são feitas de pessoas é obviamente um cliché – mas os clichés tornam-se clichés por alguma razão. Neste caso, talvez a necessidade de repetir tantas vezes esta frase venha de que, apesar de verdadeira e óbvia, ela seja tão fácil de esquecer. Mas se há alguém que não se esquece, nem […]
1.10.2025
“Não existem commodities” – declarou, num artigo famoso, Theodore Levitt. “Todos os bens e serviços podem ser diferenciados”. Se, em teoria, isto é algo que ninguém discute, encontrar estes fatores de diferenciação pode ser mais difícil nuns setores do que noutros. É o caso da papelaria, setor em que opera a Firmo, tanto no mercado […]
17.09.2025
Nos últimos anos, Portugal fez um caminho muito significativo na internacionalização das suas empresas, mas é um caminho que está apenas no começo. A internacionalização continua a ser uma prioridade, e, para nos falar sobre esse tema, ninguém mais qualificado do que o Luciano Montenegro Menezes. Com uma carreira que passa pelo Brasil, Portugal e […]
3.09.2025
Toda a gente fala dela, todos já sabemos que está a mudar o mundo e que ainda vai mudar muito mais – embora não saibamos exatamente como. Trata-se, claro, da inteligência artificial, para a qual nos avisam de todos os lados que temos de estar preparados. Será que estamos? Ainda bem que há pessoas cujo […]
23.07.2025
Nos últimos anos, se há uma atividade que fez a diferença não só na economia, mas no dia a dia das pessoas, na fisionomia das cidades e na vida de toda a sociedade portuguesa, foi o turismo. Um setor em que hoje Portugal é uma referência mundial, com as suas boas práticas a serem estudadas […]
9.07.2025
O setor financeiro é um daqueles em que a tecnologia tem tido um impacto mais evidente – e mais profundo. De território muito regulado e de certa forma protegido, onde as mudanças aconteciam com uma certa calma, passou a ser uma arena onde todos os dias aparecem novos players, novos modelos de negócio, novas formas […]
25.06.2025
É uma estreia no nosso podcast: pela primeira vez, temos um convidado que já esteve connosco e com quem a conversa foi tão interessante que ficou prometida uma segunda volta. Demorou um pouco, já que estou a falar do episódio 30, gravado em 2021. Mas, finalmente, voltamos a ter como convidado o Ricardo Rocha, Managing […]
16.06.2025
Decisões de compra de alto valor e alto envolvimento, ciclos de decisão longos e que acontecem em grande parte por canais digitais. Se nesta descrição já reconheceu a típica transação business-to-business, tem toda a razão – mas, neste caso, é da típica compra de um carro que estamos a falar. Com semelhanças tão evidentes, não […]
29.05.2025
O nosso podcast está em festa. Afinal, não é todos os dias que publicamos o episódio 100! Para comemorar um número tão redondo, fizemos algo diferente. Neste episódio, o habitual anfitrião – eu – passa a convidado. E quem assume o comando é a Inês Simas, CEO do Departamento de Marketing. Porquê? Porque, segundo ela […]
7.05.2025
Diz o Gary Vaynerchuk que todos os negócios deveriam transformar-se em empresas de media. Se é assim, convém estarmos atentos ao que fazem essas empresas para atrair e envolver as suas audiências. Por exemplo, num canal de televisão, uma ferramenta central para esse envolvimento é a interação em tempo real dos telespectadores com o que […]
16.04.2025
Neste episódio voltamos a um tema que é um dos grandes desafios que as empresas enfrentam nos nossos dias: recrutar e fidelizar o melhor talento. O mercado de trabalho tem mudado muito, a um ritmo que não parece que vá abrandar no futuro próximo, e é preciso todos os dias encontrar novas formas de lidar […]