#71 – Planear já não é a forma de preparar o futuro – com Luiz Moutinho
É um paradoxo e uma dificuldade dos nossos dias. O mundo muda cada vez mais depressa, o que faz com que o futuro se vá tornando cada vez mais imprevisível. Mas, ao mesmo tempo, isto torna cada vez mais importante prever e antecipar esse futuro, para que a mudança não nos apanhe desprevenidos.
É um exercício difícil, especialmente para os decisores empresariais que têm de estar focado nos desafios do dia-a-dia. Mas, felizmente, há quem nos dê uma ajuda, dedicando toda uma brilhante carreira à tarefa de antecipar o que vem lá à frente. É o caso do professor Luiz Moutinho: um estudioso português cuja autoridade no marketing é reconhecida no mundo inteiro. E com quem tivemos o prazer de falar sobre a importância e as formas de preparar as nossas empresas para uma realidade em constante mutação.
Ouça o episódio e descubra:
- O que torna tão importante a antecipação das tendências e como ela deve ser abordada pelos decisores empresariais
- Por que razão o planeamento tradicional já não faz sentido para as empresas, e o que deve entrar no seu lugar
- Quais são as barreiras que impedem os decisores de preparar de forma sistemática as suas empresas para o futuro e quais são as 3 maneiras de as quebrar
- Quais são as tecnologias e tendências que deverão ter mais impacto nas empresas e na sociedade nos próximos anos
- Como a própria estrutura das empresas – e do marketing – terá de mudar para se adaptar às transformações que aí vêm
Sobre o convidado:
- Perfil no LinkedIn
Pessoa mencionada:
Instituições mencionadas:
- Universidade de Sheffield
- Universidade de Glasgow
- Universidade de Cardiff
- Adam Smith Business School
- Dublin City University
- Instituto Universitário de Lisboa
- Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Publicação académica mencionada:
Conceitos mencionados:
Podcasts mencionados:
- Marketing business-to-business: o podcast – episódio #50 (Nuno Reis Teixeira)
- Marketing business-to-business: o podcast – episódio #51 (Andre Zeferino)
Livros recomendados:
- Luiz Moutinho, Luís Cavique e Enrique Bigné – Philosophy of Artificial Intelligence and Its Place in Society
- Luiz Moutinho, Andre Zeferino e Nuno Reis Teixeira – Marketing Futureland – Antecipação e Resposta ao Futuro do Marketing
- Jim Stephens – AI-Powered Marketing: The Future of Digital Advertising
- Raja Rajamannar – Quantum Marketing : Mastering the New Marketing Mindset for Tomorrow’s Consumers
- Mauro Guillén – 2030: How Today’s Biggest Trends Will Collide And Reshape The Future Of Everything
Para saber mais sobre marketing e comunicação B2B, subscreva a newsletter Universidade B2B, da Hamlet.
O seu site vale o que custou? Faça este este diagnóstico e terá a resposta em poucos minutos.
Para continuar a acompanhar-nos vá ao site da Hamlet e fique em dia com a comunicação de marketing B2B no nosso blog.