#77 – Pôr o cliente no centro já não basta – com Carlos Manuel de Oliveira
“Olhar para o consumidor como o centro da atuação”. Ninguém discorda, pois não? Mas, para o Carlos Manuel de Oliveira, só isso já não basta. É preciso olhar para quem compra “como um ser humano”. O que isto quer dizer exatamente? E onde, nessa humanização, entra a tecnologia? É o que vai descobrir neste episódio de Marketing Business-to-Business – o podcast.
No marketing, como noutras disciplinas, há dois tipos de pessoas. As que estão totalmente focadas em pôr as mãos na massa. E as que se dedicam, especialmente na Universidade, a refletir sobre o que se faz, arrumando os conceitos, identificando tendências e direções.
Mas há também o caso mais raro daqueles que se destacam tanto na prática como na teoria. São capazes e exercer funções de marketing nas empresas e ao mesmo tempo de sistematizar e partilhar o seu conhecimento e experiência em livros, aulas ou palestras. É o caso do convidado deste episódio.
O Carlos Manuel de Oliveira parece já ter jogado em todas as posições. Foi Diretor de Marketing do Banco Espírito Santo, presidente da Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing, Chairman e CEO da Confederação Europeia de Marketing, e pelo caminho foi publicando uma série de livros que nos ajudam a entender e contextualizar o que fazemos.
No mais recente, Humantech Marketing – o marketing molecular e humano – o Carlos defende que quem deve estar no centro do marketing não é o “consumidor” ou o “cliente” – mas o ser humano. E, nesta conversa, explica-nos a diferença, e o que é que a tecnologia tem a ver com isso.
Ouça o episódio e descubra:
- O que é preciso para tornar o marketing “humano” – e quando é que corre o risco de se desumanizar
- O que é o “marketing molecular” e por que é importante pensar o marketing assim
- Como as empresas portuguesas podem tirar mais partido da tecnologia no seu marketing
- Que barreiras podem dificultar a adoção de tecnologias como a AI nas empresas portuguesas
- Qual papel podem ter as associações empresariais no incentivo à adoção de tecnologias de ponta
- Como responder à necessidade de atualização constante sem perder de vista os princípios fundamentais do marketing.
Sobre o convidado:
- Perfil no LinkedIn
- Canal no Youtube
- Site Humantech Marketing. Marketing Molecular e Humano
Empresas mencionadas:
- APPM – Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing
- Confederação Europeia de Marketing
- Banco Espírito Santo
- Microsoft
- Meta
- Mastercard
- Instinct
- INature
- Marketing Mania Consulting
- Delta Cafés
- Hotéis Vila Galé
- EDP
- Grupo Nabeiro
- Autoeuropa
- The Navigator Company
- IBM Portugal |
- NVIDIA
Pessoas mencionadas:
- Philip Kotler
- Ricardo Salgado
Podcasts mencionados:
- #51 – “O marketing deve ser uma agência de inovação interna” – com André Zeferino
- #71 – Planear já não é a forma de preparar o futuro – com Luiz Moutinho
- Deixar o Mundo Melhor, de Francisco Pinto Balsemão
- Pergunta Simples, de Jorge Correia
Livros mencionados:
- Humantech Marketing – o marketing molecular e humano, de Carlos Manuel de Oliveira
- Quantum Marketing, de Raja Rajamannar
- Marketing 5.0, de Philip Kotler
- Marketing 6.0, de Philip Kotler
- Revolução no Marketing Mindset, de André Zeferino
- Business Recoded, de Peter Fizk
- Neuromarketing: Ciência, comportamento e mercado, de Luiz Moutinho e Karla Menezes
- Handbook of Advances in Marketing in an Era of Disruptions, Atul Parvatiyar e Rajendra Sisodia
- The Singularity is Near, de Ray Kurzweil
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