#76 – “Implementar tecnologia não faz mudança de mindset” – com Hugo Faria
Para grande parte das empresas B2B – ao contrário das que estão no grande consumo – os temas ligados ao planeamento e compra de media não dizem muito. Como em geral no business-to-business lidamos com audiências muito mais pequenas e direcionadas, os investimentos em espaço publicitário, quando chegam a existir, normalmente não são muito significativos.
No entanto, para quem anda no marketing, B2C ou B2B, entender a revolução que aconteceu e continua a acontecer nesse campo desde a irrupção do digital é simplesmente indispensável. E, para nos ajudar, ninguém melhor do que o Hugo Faria – um profissional que está no “marketing digital” desde quando ainda fazia sentido usar este termo. E que hoje, na sequência de uma brilhante carreira internacional, é o managing director do Omnicom Media Group.
Mas o Hugo não falou só dos media. Tendo estado em diferentes posições no mundo do marketing – em agências, em empresas de media e em anunciantes – e trabalhado em vários mercados internacionais, a sua visão impressiona pela abrangência. Por isso, este é um episódio em que há muito a aprender sobre o comportamento e a experiência do consumidor, o impacto da tecnologia, os desafios de lidar com a mudança ou de medir resultados nas empresas com ciclo de venda longo – como as B2B. É uma conversa a não perder.
Ouça o episódio e descubra:
- Quais foram as 3 grandes mudanças no cenário digital nos últimos 15 anos e que oportunidades e desafios elas trouxeram às empresas
- Porque já é altura de tiramos o “e” de “e-commerce”
- O que faz com que as barreiras e silos sejam tão difíceis de evitar nas empresas – embora seja tão importante continuar a tentar
- A importância do “stakeholder mapping” no marketing e nas vendas B2B
- Porque é mais difícil avaliar os resultados dos investimentos em marketing no B2B do que no B2C
- O que as empresas portuguesas poderiam aprender com as formas de trabalhar de outros mercados
Sobre o convidado:
Perfil no LinkedIn
Perfil da Omnicom Media Group no LinkedIn
Site da Omnicom Media Group
Empresas mencionadas:
- Novabase
- Meta
- Volkswagen
- Mitsubishi
- Amazon
- Netflix
- Effective – Consultoria de Marketing
- Temu
- Microsoft
- PHC Software
- Apple
- Chiat/Day
Pessoas mencionadas:
Podcasts mencionados:
- O marketing digital não existe – com André Novais de Paula – Hamlet
- #31 – Os 4 pilares do marketing B2B – segundo Rogério Canhoto – Hamlet
Para saber mais sobre marketing e comunicação B2B, subscreva a newsletter Universidade B2B, da Hamlet.
Para continuar a acompanhar-nos vá ao site da Hamlet e fique em dia com a comunicação de marketing B2B no nosso blog.
Siga-nos também no LinkedIn.