#39 – A aposta no digital não é a solução para tudo – com Manuela Botelho
Não deve haver muita gente em Portugal com uma visão tão abrangente da comunicação de marketing como a Manuela Botelho. Depois de exercer a direção de marketing de várias marcas de grande consumo, a Manuela é há alguns anos secretária-geral da APAN – a Associação Portuguesa de Anunciantes.
Nessa posição, em que contacta de perto não só com as empresas que comunicam os seus produtos e serviços, mas também as agências e todo o ecossistema do marketing, tem um ponto de vista privilegiado para nos ajudar a entender para onde vai este setor que hoje está a mudar tão depressa, quer no B2B, quer no B2C.
Com uma passagem tão transversal pelo mundo do marketing e da comunicação, a nossa convidada deste episódio – gravado em 2021 – também já viu muitas “tendências” surgir e desaparecer. Por isso aprendeu a desconfiar delas. E no que é que podemos confiar, se não é na última tendência? É o que ela explica neste episódio, em que também vai descobrir:
- O que ganha uma empresa B2B em participar de uma associação de anunciantes
- A diferença entre ter um logotipo e ter uma verdadeira marca
- De que maneiras concretas uma marca forte não só abre portas como prepara a próxima venda
- Como usar a sua marca para conquistar clientes através de terceiros
- O que se pôde aprender com a passagem dos eventos presenciais aos remotos, durante a pandemia, e agora vice-versa
- Por que a qualidade dos conteúdos se tornou ainda mais crítica no pós-covid
Sobre a convidada:
- Manuela Botelho no LinkedIn
- E-mail da Manuela Botelho
- APAN
- APAN no LinkedIn
- E-mail da APAN
- Podcast da Apan
- Academia APAN
Empresas referidas no episódio:
- Compal
- Longa Vida – Lactalis Nestlé Portugal
- Cadbury
- Sociedade Central Cervejas e Bebidas
- World Federation of Advertisers
Série recomendada:
- Os Brinquedos da Nossa Infância (Netflix, direção de Brian Volk-Weiss e Tom Stern)
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