fbpx

#39 – A aposta no digital não é a solução para tudo – com Manuela Botelho

Não deve haver muita gente em Portugal com uma visão tão abrangente da comunicação de marketing como a Manuela Botelho. Depois de exercer a direção de marketing de várias marcas de grande consumo, a Manuela é há alguns anos secretária-geral da APAN – a Associação Portuguesa de Anunciantes.

 Nessa posição, em que contacta de perto não só com as empresas que comunicam os seus produtos e serviços, mas também as agências e todo o ecossistema do marketing, tem um ponto de vista privilegiado para nos ajudar a entender para onde vai este setor que hoje está a mudar tão depressa, quer no B2B, quer no B2C.

Com uma passagem tão transversal pelo mundo do marketing e da comunicação, a nossa convidada deste episódio também já viu muitas “tendências” surgir e desaparecer. Por isso aprendeu a desconfiar delas. E no que é que podemos confiar, se não é na última tendência? É o que ela explica neste episódio, em que também vai descobrir:

  • O que ganha uma empresa B2B em participar de uma associação de anunciantes
  • A diferença entre ter um logotipo e ter uma verdadeira marca
  • De que maneiras concretas uma marca forte não só abre portas como prepara a próxima venda
  • Como usar a sua marca para conquistar clientes através de terceiros
  • O que se pôde aprender com a passagem dos eventos presenciais aos remotos, durante a pandemia, e agora vice-versa
  • Por que a qualidade dos conteúdos se tornou ainda mais crítica no pós-covid

 

 

Sobre a convidada:

 

Empresas referidas no episódio:

 

Série recomendada:

 

Para saber mais sobre marketing e comunicação B2B, subscreva a newsletter Universidade B2B, da Hamlet.

O seu site vale o que custou? Faça este este diagnóstico e terá a resposta em poucos minutos.

Para continuar a acompanhar-nos vá ao site da Hamlet e fique em dia com a comunicação de marketing B2B no nosso blog.

Siga-nos também no Linkedin e Facebook.

 

Categorias:
Blog, Business to business, content marketing, Marcas, Marketing B2B, Podcast, Vendas