Axians - Tech Talent

Quando a comunicação interna é mesmo a cara da marca

A Axians Portugal tem uma unidade de negócio responsável por recrutar colaboradores de TI para integrar nas equipas dos clientes.

Os responsáveis pela área não estavam satisfeitos com a forma como ela era designada. “Specialized Services” parecia-lhes um nome demasiado genérico, sem uma relação clara com a atividade da Unidade de Negócio.

Além disso, não fazia justiça à forma como essa atividade é desenvolvida na Axians: com um profiling sofisticado e preciso, uma resposta abrangente e ágil às necessidades dos clientes e um grande respeito pelas pessoas.

O desafio colocado à Hamlet, por isso, era propor um novo nome para os “Specialized Services”, além de uma campanha para anunciar internamente a mudança.

O nome

Tech Talent foi a opção que preencheu todos os requisitos: é simples, fácil de entender e memorizar, remetendo de forma clara para o que a área faz e como o faz. Com uma vantagem adicional: poder referir-se não só à Unidade de Negócio, mas aos próprios colaboradores – os “Tech Talent”. O que acabou por se revelar muito útil para a campanha que desenvolvemos a seguir.

 

 

A comunicação

Isto porque, encontrado o nome, era preciso comunicá-lo aos colaboradores. De forma a que ficassem não só a conhecer a nova designação, mas também a saber um pouco mais sobre a própria Unidade de Negócio e a sua maneira de trabalhar.

Ao idealizar a campanha, a ser veiculada através de emails e banners na rede social interna da empresa, perguntamo-nos: porque um nome faz assim tanta diferença?

Foi a resposta a essa pergunta que deu o mote a toda a comunicação. É que, quando se trata de pessoas, os nomes contam. Conhecer e chamar alguém pelo nome é uma forma de valorizar e mostrar respeito por aqueles com quem trabalhamos.

E foi exatamente isso que a comunicação fez: mostrou que os colaboradores recrutados pela Tech Talent para as equipas dos clientes não são, como diz um dos emails da campanha, “apenas o que vem no seu CV. São sobretudo a Fátima, o Bruno, a Alexandra, o Paulo. Pessoas que conhecemos. E a quem damos importância. Pessoas com as melhores qualificações técnicas. E com talentos que nunca acabaremos de descobrir”.

Lidando com pessoas que têm um nome e um rosto, a Tech Talent já pode dizer que “Finalmente, temos um nome que é a nossa cara”.

 

O resultado

Embora não tivesse metas quantitativas para esta ação de comunicação, o nosso cliente não teve dúvidas quanto ao impacto positivo que gerou entre os colaboradores da empresa. Nas palavras da Carla Madeira, manager da Tech Talent:

“Foi um sucesso. O feedback foi excelente e estamos muito contentes com a campanha e com o nome. Muito obrigada pelo vosso trabalho, foi excelente e não podíamos estar mais contentes com o resultado.  ”

O Marco Teixeira, também manager da Tech Talent, acrescentou:

“Correu mesmo muito bem.  O vosso trabalho foi excecional e apanharam muito bem o que nos vai já na alma. Por isso não queríamos ficar já por aqui e queríamos cenas de mais episódios!   Será que podem marcar uma breve call com todos para falarmos um pouco por favor?”

 

Mais sobre:

Veja outros Case Studies da Hamlet

partilhe
Facebook
linkedin
Whatsapp
email
fechar
close
Newsletter B2B da Hamlet - A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.
close

Newsletter B2B da Hamlet

Precisa vender ou comunicar com empresas ou públicos profissionais? Bem-vindo à Newsletter B2B da Hamlet. A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business.
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.