#51 – “O marketing deve ser uma agência de inovação interna” – com Andre Zeferino
Nos últimos anos observou-se, no reino do marketing, um movimento contraditório. Enquanto a função marketing ganhava novos instrumentos e competências e ampliava a sua importância como motor de crescimento, muitos departamentos de marketing foram perdendo peso político e influência nas empresas. É sobre este paradoxo, e não só, que conversamos neste episódio com o Andre Zeferino.
Co-autor do livro Marketing Futureland – Antecipação e Resposta ao Futuro do Marketing – que já foi tema de conversa com o Nuno Teixeira –, o Andre defende que as empresas que vingarão no futuro serão as que incorporarem ainda mais o pensamento de marketing em tudo o que fazem. Para isso, no entanto, a forma como se veem hoje os departamentos de marketing tem de evoluir. Como e em que direção é o que vai ficar a saber nesta conversa, gravada em 2022.
Ouça o episódio e descubra:
- Que papel deve assumir o marketing nas empresas que querem estar preparadas para as mudanças que aí vêm
- Como se explica a perda de influência dos departamentos de marketing nos últimos anos e como contrariá-la
- Que fatores determinam 70% do insucesso das startups e o que isso mostra sobre o papel do marketing como motor de criação de valor
- Que recursos e argumentos os marketeers podem usar para recuperar voz e influência nas suas organizações
- De que forma um uso mais sistemático do marketing pode ajudar as empresas B2B portuguesas a vencer no mercado internacional
- O que é a inovação não-linear e o que a torna fundamental para preparar o futuro
Sobre o convidado:
- Perfil de Andre Zeferino no LinkedIn
- Marketing Mindset Academy – Formação Executiva
- Marketing Futureland – Antecipação e Resposta ao Futuro do Marketing (autoria com Luiz Moutinho e Nuno Reis Teixeira)
Empresas referidas no episódio:
Livros recomendados:
- Eduardo Porter – Tudo tem um preço – A lógica secreta dos preços que pagamos
- Rod Judkins – A arte do pensamento criativo
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