fbpx

#46 – Global ou local? O melhor é apostar nos dois – com João Fernando Camargo

Nas várias conversas deste podcast o termo “ecossistema” já apareceu muitas vezes, e por boas razões. Os negócios não acontecem no vazio.  Quanto mais estiver conectado – não só aos seus clientes, mas a fornecedores, empresas complementares à sua ou até a concorrentes, melhor conseguirá responder aos desafios e oportunidades que se apresentem.

O convidado deste episódio, João Fernando Camargo, sabe muito bem disso. Enquanto publicitário, passou por algumas das melhores agências do Brasil como redator, vice-presidente criativo, dirigente e dono. Tendo experienciado as vantagens e limites de diferentes redes de negócio – das multinacionais a grandes grupos de agências independentes, decidiu criar de raiz um novo tipo de ecossistema.

Assim nasceu o Leag Group – uma rede internacional em que a Hamlet está integrada e que, entre o global e o local, procura o melhor dos dois mundos.

Ouça o episódio e descubra:

  • Por que o conhecimento dos mercados locais é insubs­tituível, mesmo num mundo globalizado
  • Como conciliar a perspectiva local com uma abrangência global
  • Como usar as redes de negócio para combater a “solidão empresarial” e ampliar o seu acesso a parceiros, competências e clientes
  • O que nunca deveríamos perder da globalização, mesmo num mo­mento em que ela parece recuar.

Sobre o convidado:

Empresas referidas no episódio:

Marcas referidas no episódio:

Outras referências:

Livro recomendado:

Documentário recomendado:

 

Para saber mais sobre marketing e comunicação B2B, subscreva a newsletter Universidade B2B, da Hamlet.

O seu site vale o que custou? Faça este este diagnóstico e terá a resposta em poucos minutos.

Para continuar a acompanhar-nos vá ao site da Hamlet e fique em dia com a comunicação de marketing B2B no nosso blog.

Siga-nos também no Linkedin e Facebook.

Jayme Kopke

 

Categorias:
agências, Business to business, Criatividade, empreendedorismo, Marketing B2B, Parcerias, Podcast, Publicidade, Publicidade B2B, Relacionamento