#26 – “Não dá para criar confiança com comunicação chata” – com Paulo Loeb
Quando, há alguns anos, descobri o mercado B2B e iniciei a Hamlet, esperava ver muito mais empresas a se darem conta da mesma oportunidade. Mas não: tirando uma ou outra agência americana ou o britânica, durante bastante tempo a paisagem do business-to-business continuou a parecer-me tão deserta que comecei a desconfiar da minha escolha.
Foi tranquilizador, por isso, quando comecei acompanhar o trabalho do Paulo Loeb. O Paulo já tinha muitos anos de sucesso na f.biz, a agência digital que fundou em São Paulo, quando fez a mesma descoberta que eu: o mercado business-to-business é um grande “blue ocean”, um rico território à espera de ser desbravado. E que não tem nada do cinzentismo que lhe atribuem: “no B2B”, diz o Paulo, “cada reunião é uma aula”. Pois foi com a mesma sensação que fiquei após gravar este episódio: foi uma aula, cheia de ótimas histórias, dicas e referências partilhadas com entusiasmo por quem é claramente apaixonado pelo que faz.
Ouça este episódio e vai descobrir:
- O que faz com que, no Brasil, cada vez mais profissionais de marketing estejam a migrar do B2C para o B2B
- Por que os conteúdos ganham tanta preponderância na comunicação business-to-business
- O grande equívoco sobre o papel das redes sociais no marketing dirigido a profissionais
- Que áreas do marketing estão a crescer, no Brasil, por causa da pandemia
- O que torna o humor e entretenimento tão importantes na comunicação B2B como na B2C
- O que é o Account Based Marketing e por que razão é um conceito cada vez mais importante no marketing B2B
- Como deve ser a comunicação para apoiar os ciclos de venda longos típicos do business-to-business
Sobre o convidado:
Agência fundada pelo Paulo Loeb:
Núcleo B2B da F.biz:
Contacto do Paulo: ploeb@fbiz.br
Perfil do Paulo Loeb no Linkedin
Pessoas, referências e eventos recomendados no episódio:
- B2B Marketing Institute
- Rory Sutherland
- Scott Galloway
- José Carlos Teixeira Moreira – presidente da Escola de Marketing Industrial
- Winning by design
- Jacco van der Kij
Empresas citadas pelo Paulo Loeb:
- Netshoes
- Unilever Brasil
- Escola de marketing industrial
- Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial
- Endeavor Brasil
- Resultados Digitais
- RD Summit
- Escola Superior de Propaganda e Marketing
Campanhas B2B referidas:
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