#22 – O lado B2B do marketing B2C – com Carlos Filipe Coelho
Não são só as empresas que vendem a outras empresas que precisam de se preocupar com o marketing e a comunicação business-to-business. Todos os negócios – mesmo os que se focam no consumidor final – têm um lado B2B. Precisam comunicar com investidores, parceiros, colaboradores… E, especialmente, no caso dos produtos de grande consumo, com os canais de distribuição.
Aliás, para a maior parte dos Fast Moving Consumer Goods, conquistar distribuição é a batalha mais crítica, antes mesmo de poderem pensar em comunicar com o consumidor. Foi por isso que gostei tanto de conversar com o Carlos Flipe Coelho.
Com uma longa a experiência a conquistar distribuição para marcas e produtos de grande consumo, tanto no mercado doméstico como no internacional, o Diretor Comercial e de Marketing da Fabridoce conhece bem o lado B2B do B2C. E sabe a importância de apoiar com bom marketing – o que implica comunicação consistente e uma aposta contínua na construção de marca – o trabalho das vendas.
Ouça o episódio e descubra:
- Como a comunicação B2B e a B2C têm de trabalhar em conjunto na promoção de produtos de grande consumo
- Quais são os 3 (ou 4) fatores críticos para conseguir distribuição para os seus produtos
- Como a reputação do país afeta a conquista de mercados internacionais e como lidar com isso
- Como estar no radar dos compradores da distribuição mesmo quando não consegue prever o momento de compra
- Que tipo de conteúdos usar para manter a visibilidade junto dos decisores da grande distribuição
- O “custo escondido” que o comprador da distribuição sempre terá de acrescentar ao preço do seu produto
NOTAS DESTE EPISÓDIO
Sobre o convidado
- Carlos Filipe Coelho no Linkedin
- Fabridoce
- A Fórmula – o Podcast do Carlos Filipe Coelho
- Livros e artigos citados ou recomendados no episódio:
- Prisioneiros da Geografia de Tim Marshall
- Episódio Relacionado com o Mesmo Tema: Competitive Intelligence: o Trunfo das Marcas para Atravessar a Incerteza – com Luis Madureira
- Post sobre comunicação interna no blog da Hamlet: Quando a distribuição é uma barreira – ou não
Sobre marketing e comunicação business-to-business:
- Visite a Hamlet em hamlet.pt
- Subscreva a newsletter da Universidade B2B, da Hamlet;
- Fique em dia com a comunicação de marketing B2B no nosso blog;
- Siga-nos também no Linkedin, no Facebook, no Instagram e no Youtube;
Quer melhorar a comunicação digital da sua empresa?
Faça em minutos um Autodiagnóstico da Sua Comunicação Digital e terá um relatório detalhado sobre a maneira como a sua empresa está a tirar partido (ou não) do marketing online.