fbpx

#18 – Competitive Intelligence: o trunfo das marcas para atravessar a incerteza – com Luis Madureira

A pandemia não tem sido má para Luis Madureira, o convidado deste episódio. Quando todos os decisores se perguntam o que virá a seguir, muitos se têm voltado para a Überbrands, a sua empresa, à procura de respostas. O Luis não tem uma bola de cristal, mas tem algo melhor: um know-how em Competitive Intelligence com que ajuda marcas de todo o mundo a definir estratégias baseadas em dados.

Várias das ferramentas com que a Überbrands monitoriza o contexto, o mercado e os clientes das marcas têm uma forte componente tecnológica – mas a tecnologia não é o mais importante. Essencial, explica-nos o Luis, é a atitude de estar atento aos dados e de os transformar, de forma sistemática, em insights que fundamentam as decisões.

Com uma carreira iniciada nas vendas, em permanente contacto com a distribuição, Luis Madureira conhece de perto a dimensão B2B de todas as marcas – mesmo as do grande consumo. Nesta conversa, ele lembra que não basta ouvir o consumidor: é preciso ter em conta toda uma cadeia que inclui também, pelo menos, o cliente – que um decisor empresarial – e o shopper: a pessoa que de facto compra.

Nestes tempos de incerteza, contar não apenas com os dados, mas com uma visão penetrante como a do Luis Madureira é mais importante do que nunca. Este é, por isso, um episódio em que há muito a aprender.

Ouça este episódio e descubra:

  • O que é e para que serve o Social Market Intelligence – SMINT
  • A importância de modelos de decisão data-driven para entrar nos mercados internacionais
  • O que é o social consumer e qual o seu impacto na forma de comunicar e de vender
  • O que é a consumerização do B2B – e que exigências traz para o seu marketing
  • Como transpor o conceito de “experiência do consumidor” para o universo das marcas business-to-business

NOTAS DESTE EPISÓDIO

Sobre o convidado:

Ferramentas mencionadas no episódio:

Artigos e livros recomendados pelo convidado

Sobre marketing e comunicação business-to-business:

Categories:
Business to business, Comunicação de marketing, Marketing B2B, Marketing Digital, Podcast, Tecnologia