#101 – “Mais do que captar a atenção, queremos construir relação” – com Teresa Lameiras

Decisões de compra de alto valor e alto envolvimento, ciclos de decisão longos e que acontecem em grande parte por canais digitais. Se nesta descrição já reconheceu a típica transação business-to-business, tem toda a razão – mas, neste caso, é da típica compra de um carro que estamos a falar. Com semelhanças tão evidentes, não é por acaso que o setor automóvel tem sido um tema recorrente neste podcast.

O setor automóvel também é particularmente interessante hoje por viver uma transformação a muitos níveis, sob o impacto da transição energética, da digitalização, da mudança de hábitos do comprador e de um contexto geopolítico bastante agitado. Tudo isto coloca desafios muito particulares ao marketing – desafios que ninguém nos saberia explicar melhor do que a Teresa Lameiras, Diretora de Comunicação e Marca da SIVA | Porsche Holding, que é responsável pela distribuição em Portugal de marcas tão importantes e diversas como Volkswagen, Audi, Cupra ou Bentley, para só falar de algumas.

Foi uma conversa em que falamos de inovação, de como adaptar-se a tempos de mudança constante e de como manter a identidade e a coerência das marcas, mesmo sob a pressão do curto prazo, da instabilidade e da incerteza.

 

Ouvir no Apple Podcasts:

Apple Podcasts

Ouvir no Spotify:

Spotify Logo para aceder ao episódio

Oiça o episódio e descubra:

  • Num contexto de transformação e instabilidade, como fazer do marketing uma ferramenta de clareza
  • Que margem de manobra têm os gestores de marcas internacionais num mercado como o português, e como a podem aproveitar
  • Como manter a coerência das suas marcas num contexto em que é preciso adaptar-se constantemente a novos canais e tendências
  • Como fazer do marketing um “influenciador silencioso” ao longo de toda a jornada do comprador, e não só no topo do funil
  • Como equilibrar uma estratégia de médio e longo alcance com a necessidade de gerar resultados de curto prazo

 

Sobre a convidada:

 

Marcas mencionadas:

 

Empresa e pessoas mencionadas:

 

Livros recomendados:

 

Episódios do Marketing Business-to-Business: o podcast mencionados:

 

Podcast recomendado:

 

Para continuar a acompanhar-nos vá ao site da Hamlet e fique em dia com a comunicação de marketing B2B no nosso blog e ao subscrever a Newsletter B2B da Hamlet.

Siga-nos também no LinkedIn, Instagram e Facebook.

 

Com base na transcrição deste episódio, pedimos ao ChatGPT que nos fizesse um resumo da conversa, que pode ler a seguir.

Marketing automóvel: consistência, coragem e curiosidade

Falar de marketing automóvel é falar de um setor em transformação constante — e onde a comunicação, mais do que acompanhar, precisa de orientar. Teresa Lameiras, Diretora de Comunicação e Marca da SIVA | Porsche Holding, está nesse centro de mudança. A sua conversa com Jayme Kopke mostra como — entre marcas com ADN distintos, algoritmos em mutação e consumidores cada vez mais informados — o segredo está em combinar estratégia com escuta, e identidade com adaptação.

 

Comunicação é mais do que campanhas: é coerência

No mundo automóvel, a decisão de compra já não se toma no stand. Quase tudo acontece antes — nos configuradores, fóruns, vídeos, redes sociais. E é aí que o marketing precisa de garantir coerência. Cada conteúdo, cada imagem, cada toque da marca deve refletir a mesma promessa — e cumpri-la no momento da verdade.

Teresa resume bem: “O marketing deixou de ser só gerador de interesse. É um influenciador silencioso ao longo de toda a jornada.”

Não basta estar na moda: é preciso fazer sentido

Há novos canais todas as semanas, novos formatos, novas danças — mas nem todas as marcas têm de dançar. O desafio é resistir à tentação de “ir atrás” e manter a fidelidade à identidade de cada marca.

O critério? Perguntar não “o que está a dar”, mas “o que faz sentido para nós”. Ser seletivo, coerente, autêntico. Mesmo num mercado pequeno como o português, essa clareza pode ser uma vantagem competitiva.

Resultados no curto prazo sem trair o longo prazo

Teresa reconhece a tensão: construir marca exige tempo, mas os objetivos comerciais são mensais. A solução? Articular campanhas táticas com a narrativa estratégica. Vender sem diluir. Oferecer preço, sim, mas sem abdicar dos valores.

O marketing, aqui, tem que ser tanto construtor de confiança como gerador de conversão.

Categorias:
B2C, Branding, Comunicação de marca, Comunicação de marketing, content marketing, Envolvimento, Estratégia, Experiência do cliente, Fluxo de trabalho, Inovação, Marcas, Podcast, Relações Públicas, Vendas
https://hamlet.com.pt/wp-content/uploads/2025/02/newsletterb_v1c2.svg
https://hamlet.com.pt/wp-content/uploads/2025/02/newsletterb_420_v1cb.svg
12
1
partilhe
Facebook
linkedin
Whatsapp
email
fechar
close
Newsletter B2B da Hamlet - A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.
close

Newsletter B2B da Hamlet

Precisa vender ou comunicar com empresas ou públicos profissionais? Bem-vindo à Newsletter B2B da Hamlet. A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business.
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.