Uma pessoa que deveria ser despedida do seu marketing

Não se assuste. Não conheço a sua equipa de marketing e comunicação nem sou intrometido a esse ponto.

A pessoa de que falo é simplesmente a primeira do plural.

Aquela de que tantas empresas abusam na sua comunicação.

“Nós somos isto”. “Nós fazemos aquilo”. “Estes são os nossos valores”. “Conheça a nossa história”.

É compreensível. Falarmos de nós próprios é uma tendência natural.

Afinal, somos aquilo que mais nos interessa no mundo, não é verdade?

Acontece que os seus potenciais clientes – aqueles que a sua comunicação quer atrair – têm exatamente a mesma característica.

Interessam-se sobretudo por si próprios.

Daí que, se o objetivo é interessar esses clientes, a melhor comunicação não é a que fala de “nós”.

Mas deles.

Dos seus desejos. Dos seus problemas. E das soluções que a sua empresa lhes pode oferecer.

Ou seja, a melhor comunicação não é a que fala na primeira pessoa, mas na segunda.

É claro que, de vez em quando, falar de si próprio também faz falta.

Mas como fazer isso sem entediar a audiência, que quase sempre começa a bocejar quando ouve um autoelogio?

Uma das maneiras, mais uma vez, é fugir da primeira pessoa. E convocar a terceira.

Em vez de falar bem de si próprio, pôr terceiros a fazer isso por si.

O testemunho de um cliente satisfeito (como estes) é sempre muito mais credível do que qualquer coisa que a sua empresa diga enquanto se admira ao espelho.

Resumindo: para melhorar a sua comunicação de marketing, dispense a primeira pessoa. Promova a segunda. Sem se esquecer da terceira.

E, se precisar de ajuda para fazer isso, conte com as pessoas aqui da Hamlet.

Jayme Kopke

Categorias:
Business to business, Comunicação de marca, Comunicação de marketing, Consultoria e estrategia de marketing, Empatia, Envolvimento, Estratégia, Marketing B2B, pessoas
partilhe
Facebook
linkedin
Whatsapp
email
fechar
close
Newsletter B2B da Hamlet - A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.
close

Newsletter B2B da Hamlet

Precisa vender ou comunicar com empresas ou públicos profissionais? Bem-vindo à Newsletter B2B da Hamlet. A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business.
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.