Publicidade a carros, sem carros.

Cartaz para carro que se preze tem o quê? Certo! Tem uma fotografia bem grande e de excelente qualidade (geralmente) do carro. Claro que há excepções, mas são raras.

E um filme publicitário de automóvel, tem o quê? Certo outra vez. Um exemplar – a ofuscar de tanto brilho – a circular, parecendo andar sobre nuvens tal a sua destreza.

A fórmula é antiga e parece manter-se firme: publicidade para carro mostra o carro com o maior destaque possível. Mas nem sempre é assim, como no recente excelente exemplo da Smart, realizado em Lisboa:

Aqui, não há carro para ninguém. A estratégia é simples: sustentar a imagem de uma marca (e não de um automóvel) jovem, dinâmica, tecnologicamente avançada e preocupada com valores importantes como a segurança rodoviária. Tudo isto através de uma ideia inovadora e criativa. Digam lá se não é de fazer parar o trânsito!

Outro post que escrevi recentemente neste blog também usa um vídeo que demonstra esta estratégia alternativa para a promoção de uma marca automóvel – a Volkswagen neste caso:

https://hamlet.com.pt/os-novos-desafios-da-criatividade/

E há mais exemplos. Vejam este brilhante anúncio da Mercedes ao qual a Jaguar deu uma pronta e divertida resposta:

Automóveis nem vê-los. Só bicharada mesmo!

Manuel Caetano, da Hamlet

Manuel Caetano
da Hamlet

Botão_newsletter_2

Categorias:
Comunicação institucional, Marketing B2B, O mundo online, Publicidade, Vídeo
partilhe
Facebook
linkedin
Whatsapp
email
fechar
close
Newsletter B2B da Hamlet - A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.
close

Newsletter B2B da Hamlet

Precisa vender ou comunicar com empresas ou públicos profissionais? Bem-vindo à Newsletter B2B da Hamlet. A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business.
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.