Descoberta de principiante: e não é que o direct mail funciona?

Em muitas empresas B2B, a comunicação raramente está no topo das prioridades. Há sempre algo que requer mais atenção, tempo e dinheiro. Mas o Direct Mail pode ser uma alternativa viável – não exigindo budgets milionários para ser eficaz. Veja aqui alguns exemplos.

Ainda não sei muito sobre o mundo B2B, mas já fui reparando que estas empresas não investem tanto em comunicação quanto as dirigidas ao consumidor.

A sua comunicação digital é eficaz?Há quase sempre outras prioridades que deixam pouco tempo e dinheiro para isso. E muitas vezes, a solução acaba por ser não comunicar.

No entanto, também no business-to-business o marketing e a comunicação são vitais para o crescimento de um negócio. E fazê-lo com budgets e prazos apertados não tem que ser tão difícil quanto aparenta.

Isto é algo que eu já aprendi aqui na Hamlet: os problemas raramente são tão complicados quanto parecem. E, no que diz respeito à comunicação, uma boa dose de criatividade aplicada a objetivos bem definidos pode fazer maravilhas.

Direct Mail (ou o outro caminho menos percorrido)

Ou eu estou muito enganada ou o que lhe veio à cabeça quando falei em comunicação com budgets apertados foi marketing digital.

Faz sentido – afinal vivemos praticamente online. E já todos ouvimos e conhecemos as vantagens e o potencial da comunicação digital.

O que talvez lhe ocorra com menor frequência é o impacto que o direct mail continua a ter em quem o recebe.

Aliás, com a popularidade crescente dos meios digitais, o direct mail pode ter-se tornado mais forte. É fácil perceber porquê: como toda a gente acha que já não funciona, ou é demasiado caro, a concorrência nas caixas de correio é muito menor.

Além disso, como nós até fomos ganhando alguma imunidade a emails e redes sociais, receber um simples postal por correio passou a ser uma surpresa. Que pode provocar bastante entusiasmo.

E lá está: não é tão difícil quanto soa.

  • Pode enviar um postal

A um passo de 2013, a Hamlet, por exemplo, enviou este postal – um formato que pode ser simples mas incisivo.

Na passagem de ano para 2013, a Hamlet criou este postal. Começou com um teaser.20151105_152809

Clique na imagem para ver melhor. Ou aqui para ver a versão online.

 

Junte um problema que saiba que anda na mente do seu target  – neste caso, a crise e um ano que se esperava terrível – com um pouco de criatividade e otimismo, e já está: tem uma mensagem de motivação e entusiasmo. E destaca a sua empresa de forma positiva.

  • Ou uma encomenda – com um twist

Neste artigo – 10 sugestões para a sua empresa ter um grande Natal – uma das sugestões, era inovar. E proporcionar experiências que se pareçam com o desembrulhar de um presente na manhã de Natal.

O mesmo conselho pode aplicar-se a qualquer ação de direct mail – inove e surpreenda. É garantido que o seu envio e a sua empresa serão recordados por muito mais tempo.

crise é crise 3 crise é crise 2

crise é crise
Nesta ação de Natal da Hamlet, enviámos a típica garrafa de Porto. Mas com um twist para despertar curiosidade e ser recordado. Clique na imagem para ver melhor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Então e se enviar um café? Ou uma concha? Ou um origami? Ou passas?…

20151105_152837

20151105_15272520151105_152413

Clique e leia a carta que a Hamlet enviou juntamente com as 12 passas +1._

_

Clique nas imagens e veja os exemplos de direct mail da Hamlet

 

Conhece o nosso ebook “10 passos simples para reanimar clientes adormecidos”? Uma das dicas que damos é não deixar que se esqueçam de si e do seu negócio.

E aqui está uma forma de conseguir precisamente isso. Uma carta, quando é bem escrita, pode fazer o seu destinatário sentir-se valorizado e importante para si e para a sua empresa.

Mas não há razão para se limitar à carta. Faça um envio diferente: junte um “anexo” estimulante e acorde os clientes para a sua existência.

  • Só não se esqueça do call-to-action

Clique na imagem para ler a quadra que a Hamlet enviou aos seus clientes.

Por exemplo, a Hamlet enviou uma quadra por altura dos santos populares. Seguia com uma carta e ambas eram inspiradas neste artigo escrito para o Jornal de Negócios.

Mas o que eu queria destacar era mesmo este cartãozinho.

Às vezes, a melhor forma de garantir resultados é dizer às pessoas exatamente aquilo que quer que elas façam. A sua criatividade – todo aquele exercício fatigante de ter uma ideia – pode resultar em nada se não incluir um call-to-action direto e específico.

Como o que remata esta ação, por exemplo.

 

Pronto, por agora é tudo. Espero que este artigo lhe tenha sido útil.

Se reparou em alguma informação ou dica que deixei escapar, esteja à vontade para me dizer. Deixe um comentário nas nossas redes sociais, por exemplo.

E se quiser mais formas criativas de usar o seu Direct Mail, fale com a Hamlet.


Claudia Aleixo, da Hamlet

Botão_newsletter_2

Categorias:
Comunicação de marketing, Direct mail, Marketing B2B
partilhe
Facebook
linkedin
Whatsapp
email
fechar
close
Newsletter B2B da Hamlet - A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.
close

Newsletter B2B da Hamlet

Precisa vender ou comunicar com empresas ou públicos profissionais? Bem-vindo à Newsletter B2B da Hamlet. A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business.
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.