A sério que a sua empresa ainda não usa esta ferramenta?

Apesar do baixo custo e da execução simples, um podcast pode ser uma ferramenta muito potente para a comunicação da sua empresa. Além de lhe dar notoriedade e posicionar a sua marca como autoridade no que faz, ainda é um ótimo instrumento de networking. Quando conta lançar o seu?

A revolução digital trouxe para as empresas de todas as dimensões uma oportunidade sem tamanho.

Em vez de dependerem só dos media para comunicar, podem criar os seus próprios media. A um custo ridiculamente baixo, principalmente tendo em conta as vantagens.

Webcast Yunit Consulting
O webcast da Yunit Consulting junta, a cada 15 dias, um dos sócios da Yunit e um empresário convidado. A conversa, num tom descontraído e informal, costuma ser sobre os desafios das PME. Neste episódio, Ricardo Gonçalves Pereira (CEO/Sócio Yunit Consulting) conversa com Carlos Gonçalves, da Mendes Gonçalves, sobre a sua recente mudança de funções de CEO para Gestor de Sonhos e Instabilidade.

Uma das formas mais óbvias é criar um podcast: uma espécie de programa de rádio, só que sem precisar da rádio. E com conteúdo feito à medida para os únicos ouvintes que interessam à sua empresa: os seus potenciais clientes, colaboradores, parceiros de negócio, ou qualquer outro interveniente importante do seu mercado.

O podcast dos Heróis PME

Um programa deste tipo é o que está a ser feito, por exemplo, pela Yunit Consulting, com a ajuda da Hamlet, no âmbito do prémio Heróis PME.

A ideia é simples, tanto de explicar como de executar. Cada 15 dias, um dos sócios da Yunit Consulting entrevista um convidado sobre os desafios das pequenas e médias empresas.

Os primeiros entrevistados foram alguns dos vencedores da 1ª edição do prémio. Os próximos serão outros empresários e gestores, não só de PME como de empresas maiores. Mas também haverá outros convidados: especialistas em áreas importantes para a gestão, dirigentes de associações… A única exigência é que a conversa seja realmente útil para quem assiste.

Universidade B2B
A sua empresa vende a outras empresas ou a profissionais? Então subscreva a newsletter da Universidade B2B, a sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business.

O podcast dos Heróis PME tem por trás algum custo, quer na produção, quer para ser promovido nos canais digitais. Também implica, como é óbvio, um bom trabalho de preparação, que é o que garante a qualidade do conteúdo.

Mas é um esforço realmente reduzido face aos benefícios. O podcast reforça a notoriedade e reputação tanto da marca como dos seus dirigentes – o Bernardo Maciel e o Ricardo Gonçalves Pereira. É o exemplo perfeito da comunicação que não se limita a ser marketing: já é, em si mesma, uma prestação de serviço. E permite à Yunit Consulting estreitar laços não só com quem ouve o programa, mas com os próprios entrevistados.

Um modelo win, win, win

Neste formato de podcast, outra vantagem é que os convidados naturalmente difundirão os episódios onde puderem: nas redes sociais, por email, nos seus sites e blogs. É um modelo em que todos ganham: o entrevistado, porque tem um conteúdo útil para divulgara; o seu público-alvo, que recebe informação valiosa; e, é claro, a sua empresa, que passa a ter o seu próprio canal de comnicação.

Quando penso que ferramentas de comunicação tão fáceis de implementar são ignoradas por tantas empresas, que assim não dão a conhecer nem o que são nem o que sabem, por um lado fico triste.

Mas, para si, é uma boa notícia. Em língua portuguesa ainda há pouquíssimos podcasts de empresas, principalmente bem feitos. Dica: seja um dos primeiros a aproveitar esta oportunidade, e terá imenso espaço livre para construir, com relativamente pouco esforço, a reputação da sua marca.

E, se precisar de uma ajuda, a Hamlet está aqui para isso.

A sua comunicação digital é eficaz?

Jayme Kopke

Categorias:
Comunicação de marketing, Comunicação institucional, content marketing, Internet, marketing de conteúdos, Marketing Digital, O mundo online, Social Media, Tecnologia
partilhe
Facebook
linkedin
Whatsapp
email
fechar
close
Newsletter B2B da Hamlet - A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.
close

Newsletter B2B da Hamlet

Precisa vender ou comunicar com empresas ou públicos profissionais? Bem-vindo à Newsletter B2B da Hamlet. A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business.
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.