Quando a distribuição é uma barreira – ou não

Conquistar distribuição é o problema diário de inúmeras empresas. Ainda que produzam para o consumidor final, o seu primeiro desafio é B2B. É um campo de batalha bem menos visível do que o da comunicação com o consumidor, mas isto não quer dizer que também aí não possa ter lugar uma comunicação criativa e irreverente. É o que mostra este case study, já com alguns anos mas que continua imperdível.

Imagine que tem uma pequena marca regional, com um budget minúsculo para comunicar com o seu consumidor final e nenhuma possibilidade de ganhar projeção num mercado maior a não ser que passe a barreira da grande distribuição.

Só que, tratando-se de justamente uma pequena marca, com quase nenhum budget para comunicar, numa categoria dominada por megaempresas com megabudgets, como é que se faz para passar essa barreira? Como conseguir um lugarzinho que seja no disputado linear de uma grande cadeia de hipermercados?

Este é o problema com que se defrontam todos os dias inúmeras empresas. Ainda que produzam para o consumidor final, o seu primeiro problema é tipicamente business-to-business: têm que convencer o trade a lhes dar uma oportunidade. Porque é que quase não ouvimos falar delas? Primeiro porque este é um campo de batalha muito menos glamouroso do que o das marcas que comunicam diretamente com o consumidor. Mas também porque, infelizmente, é uma guerra com muitas baixas. A maior parte dessas marcas simplesmente não conseguem passar a barreira – e ficam por ali mesmo, totalmente esquecidas.

É um problema difícil, mas está longe de ser impossível de resolver. Às vezes o que é preciso é uma abordagem diferente – como a que se mostra no vídeo acima, que traz um dos casos mais interessantes que tenho visto de relacionamento de uma marca com a distribuição. Com perdão pelo cliché, é pensar fora da caixa em todos os sentidos. Na forma de esbater as barreiras entre B2B e B2C, na media escolhida, no simples acreditar que era possível uma pequena marca regional conquistar a distribuição em todo o território americano, nada menos do que no Walmart.

Como conquistar distribuição para a sua marca B2C é o tema do episódio de Marketing Business-to-Business – o Podcast cujo convidado foi o Carlos Filipe Coelho, Diretor Comercial e de Marketing da Fabridoce. Veja e divirta-se também com o case study da Oral Brush. Ou, se quiser se aprofundar no tema, ainda pode ouvir o episódio 18 do podcast, com o Luis Madureira, em que também abordamos, de outro ângulo, o tema do marketing voltado para a distribuição.

E, se precisar de uma mãozinha com o seu próximo desafio no trade marketing, uma boa ideia é falar com a Hamlet. Temos experiência no assunto e podemos ajudar.

Jayme Kopke
da Hamlet

Categorias:
Business to business, Comunicação de marketing, Marketing B2B, Sobre a hamlet
partilhe
Facebook
linkedin
Whatsapp
email
fechar
close
Newsletter B2B da Hamlet - A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.
close

Newsletter B2B da Hamlet

Precisa vender ou comunicar com empresas ou públicos profissionais? Bem-vindo à Newsletter B2B da Hamlet. A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business.
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.