Como passear o cão pode melhorar o seu marketing

Hoje já não tenho um cão. Mas, quando tive, a minha vida profissional ganhou um benefício inesperado.

Todas as manhãs, com chuva ou com sol, levava-o ao seu passeio. Que era também o meu – e o meu momento de pensar.

Quase sempre, quando voltava para casa, já vinha com algum problema resolvido. Uma campanha. Uma ideia para promover a Hamlet. A solução para algum conflito.

Lembrei-me disto por causa de uma conversa com a Susana Barros – que pode ouvir no episódio 63 de Marketing Business-to-Business – o Podcast.

Segundo a Susana, uma dificuldade nas empresas é que os seus líderes não se dão o tempo de parar para pensar.

Estão – estamos – condicionados para a ação. É a nossa zona de conforto.

Parar traz culpa: parece que estamos a roubar tempo à empresa.

Ainda mais quando gastamos esse tempo a simplesmente pensar: uma atividade cujo sucesso nunca é garantido.

E que ainda por cima traz riscos: pode levar a pôr em causa o que fazemos, e obrigar a começar tudo de novo.

Pior do que esse risco, no entanto, é o de continuar a fazer tudo como sempre, mesmo sem saber aonde nos leva.

Que é o que vejo acontecer em muitas empresas, pelo menos na área que conheço melhor: a comunicação de marketing.

Anunciam, publicam, estão nas redes. Mas não pararam para pensar na razão de o fazerem. E, depois, ficam tristes com o resultado.

Se não quer que seja assim na sua empresa, na sua carreira ou na sua vida, deixo-lhe uma sugestão.

Incorpore na sua rotina um momento de parar e pensar.

Pensar nos seus objetivos. No que está a funcionar, ou não, no seu marketing. Brincar com novas ideias e possibilidades.

Pode fazê-lo sozinho ou com a sua equipa. Uma vez por semana. Uma vez por mês. No mínimo, uma vez por trimestre.

Mas o melhor mesmo é fazê-lo todos os dias – nem que seja só por uns minutos.

Ter um cão para passear não é obrigatório.

Mas olhe que ajuda.

 

Jayme Kopke

Categorias:
Comunicação B2B, Comunicação de marketing, Consultoria e estrategia de marketing, Fluxo de trabalho, gestão, Liderança, Marketing B2B
partilhe
Facebook
linkedin
Whatsapp
email
fechar
close
Newsletter B2B da Hamlet - A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.
close

Newsletter B2B da Hamlet

Precisa vender ou comunicar com empresas ou públicos profissionais? Bem-vindo à Newsletter B2B da Hamlet. A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business.
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.