#63 – “O que impede muitas empresas de crescer é o próprio empresário” – com Susana Barros

Muitas vezes, quando um cliente procura a Hamlet para ajudar na sua estratégia de comunicação, encontramos uma dificuldade. É que esse cliente não tem ainda uma estratégia para a própria empresa. Não definiu com clareza os seus clientes-alvo, a sua oferta, o seu modelo de negócio. E, sem isso, fica difícil definir o que a comunicação tem de fazer.

Estratégia empresarial, e especificamente para empresas B2B, é o foco da Susana Barros: consultora, docente da Porto Business School e ela própria empreendedora, com uma longa experiência em estratégia e liderança. Dois ingredientes cuja falta, segundo ela, ainda impede a maior parte das empresas portuguesas de crescer. Neste episódio, falamos da importância de parar para pensar, de fazer escolhas e até mesmo de recusar oportunidades.

Tudo coisas difíceis para muitos empreendedores e empresários, que frequentemente são, eles próprios, o maior obstáculo ao crescimento das suas empresas. Razão ainda mais forte para ouvir esta conversa e aprender com a Susana.

 

Ouça o episódio e descubra:

  • Os dois pontos básicos que é preciso conhecer para desenhar a estratégia da sua empresa
  • O que faz com que 70% das empresas não cheguem aos 5 anos de existência – e como ultrapassar essa barreira
  • Quantas páginas deve ter o documento de estratégia da sua empresa
  • Qual é o caminho para que os líderes deixem de ser bombeiros e se convertam, finalmente, em maestros do negócio
  • O que torna uma sólida cultura de empresa ainda mais importante do que a estratégia
  • Qual é a única função do marketing, sem a qual não serve para nada
  • O que faz com que muitos sistemas de incentivos às vendas produzam resultados contrários aos esperados

 

 

Sobre a convidada:

 

Empresas mencionadas:

 

Marcas mencionadas:

 

Livros recomendados:

 

Podcast recomendado:

 

Para saber mais sobre marketing e comunicação B2B, subscreva a newsletter Universidade B2B, da Hamlet.

O seu site vale o que custou? Faça este este diagnóstico e terá a resposta em poucos minutos.

Para continuar a acompanhar-nos vá ao site da Hamlet e fique em dia com a comunicação de marketing B2B no nosso blog.

Siga-nos também no LinkedIn, Facebook e Instagram.

Categorias:
B2C, Business to business, content marketing, cultura, empreendedorismo, Estratégia, formação, gestão, Liderança, Marketing B2B, marketing de conteúdos, Métricas, pessoas, PME, Podcast, Recrutamento, Vendas
partilhe
Facebook
linkedin
Whatsapp
email
fechar
UNIVERSIDADE B2B - A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business

UNIVERSIDADE B2B

Precisa vender ou comunicar com empresas ou públicos profissionais? Bem-vindo à Universidade B2B. A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business.