#52 – Nem dispersos, nem obsoletos: como lidar com a permanente mudança do mundo digital – com Ricardo Tomé
O digital, hoje, permeia tudo o que fazemos – o marketing não é exceção. E, em Portugal, pouca gente sabe tanto sobre o digital como o convidado deste episódio, gravado em 2022.
Responsável pelos canais e iniciativas digitais do Grupo Media Capital, o Ricardo Tomé sente diariamente o pulso de audiências de milhões de pessoas. E lida com as difíceis escolhas que se põem a todos os profissionais desta área: como equilibrar investimentos entre o curto e o médio prazo? Entre “marca” e “performance”, onde concentrar os esforços? E como lidar com a permanente mudança, sem dispersar recursos nem estagnar?
Para todas estas questões, o Ricardo tem respostas muito claras, marcadas pelo pragmatismo e por um profundo conhecimento das marcas e dos negócios, quer no grande consumo quer no B2B. É uma conversa em que, garantimos, terá muito a aprender.
Ouça o episódio e descubra:
- Qual é a componente mais importante do marketing tanto para empresas B2C como B2B
- Por que cuidar do produto e da geração de leads não basta para fazer crescer um negócio
- Como distribuir o investimento entre campanhas “de marca” e campanhas “de performance”
- O que é preciso para ter resultados mensuráveis ao investir na construção da marca
- Quais são os 3 fatores necessários para que uma marca tenha fãs num ambiente digital
- O que torna o marketing de conteúdos tão importante, e o que é preciso para que seja bem feito
Sobre o convidado:
- Perfil de Ricardo Tomé no LinkedIn
- Media Capital
Empresas referidas no episódio:
Marcas referidas no episódio:
- TVI
- CNN Portugal
- Selfie
- Versa
- Maisfutebol
- Away
- Snapchat
- Nike
- Adidas
- Azeite Gallo
- Control
Eventos referidos no episódio:
Pessoa referida no episódio:
Livros referidos/recomendados:
- Chris Anderson – A Cauda Longa
- Matthew Walker – Why We Sleep
- Luiz Moutinho, Nuno Reis Teixeira e Andre Zeferino – Marketing Futureland – Antecipação e Resposta ao Futuro do Marketing
- Michael Loucks, Jeff Macaulay, James Noronha e Andy Wade – Digital Vortex
- Cal Newport – Minimalismo Digital
Para saber mais sobre o prisma da marca:
Para saber mais sobre marketing e comunicação B2B, subscreva a newsletter Universidade B2B, da Hamlet.
O seu site vale o que custou? Faça este este diagnóstico e terá a resposta em poucos minutos.
Para continuar a acompanhar-nos vá ao site da Hamlet e fique em dia com a comunicação de marketing B2B no nosso blog.
Siga-nos também no LinkedIn.