#78 – Pós-venda: Quando o serviço já é marketing (e vice-versa) – com Pedro Fernandes
Na confluência entre produto e serviço, B2B e B2C, a pós-venda automóvel é particularmente instrutiva por muitas razões. E ninguém melhor para nos falar delas do que o Pedro Fernandes, responsável pelo marketing desta área na SIVA, e convidado deste episódio.
Separar o marketing entre B2B e B2C até pode ser útil para algumas finalidades. Desde que não percamos de vista que entre estes dois mundos há um contínuo, e que há fronteiras em que eles se entrelaçam.
Considere o mercado automóvel, por exemplo. Mesmo quando feita por um particular, a compra de um carro é muito mais semelhante à “típica” transação business-to-business do que, por exemplo, a compra de um gelado ou de uma peça de roupa. Tendo alto valor, alto envolvimento e alto risco, tende a ser também uma decisão ponderada, com muitas considerações racionais e até um “grupo de compra”, que é a família.
Mesmo que fosse só por isso, já era altura de termos no podcast um convidado do setor automóvel. Mas o Pedro Fernandes tem ainda a vantagem de estar no pós-venda. Responsável pelo marketing e desenvolvimento de negócio desta área na SIVA, é a pessoa certa para nos desvendar um ecossistema particularmente complexo e interessante – que envolve não só os clientes, particulares ou empresas, como concessionários prestadores de serviço e colaboradores.
Ouça o podcast e descubra:
- Como conquistar clientes quando o seu preço não pode ser o mais competitivo do mercado.
- Qual é a vantagem do marketing no pós-venda sobre o marketing que precede a venda, em qualquer setor de atividade, e como aproveitá-la
- Por que é importante adaptar as suas métricas às características do seu negócio, e como fazê-lo no caso do pós-venda
- Como tecnologias como a IoT, presente por exemplo nos carros, cria novas fontes de dados sobre os clientes, e como o marketing pode usar esses dados.
- Como identificar a iminência de churn nos seus clientes e como evitar que aconteça
- Como tirar partido do pós-venda para estimular novas vendas
- Quais são os 3 vetores com que a SIVA garante a qualidade do seu serviço de pós-venda e até que ponto se aplicam à sua empresa.
Sobre o convidado:
Empresas mencionadas:
- Páginas Amarelas
- MEO
- Vodafone
- EDP
- Banco Privado Atlântico
- Phone House
- Volkswagen
- Audi
- Seat Cupra
- Skoda
- Bentley
- Lamborghini
Documentários mencionados:
- Social Dilemma, disponível na Netflix
Podcasts mencionados:
- Marketing Over Coffe, de John J. Wall
- The GaryVee Audio Experience, de Gary Vaynerchuk
Livros mencionados:
- Influence the psychology of persuasion, de Robert Cialdini
- Contagious: How to build word of mouth in the digital age, de Jonah Berger
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