#62 – Nem “inteligência” nem “artificial” – mas uma ferramenta poderosa que a sua empresa pode usar desde já – com Jorge Amorim
De uns tempos para cá, o mundo parece não falar de outra coisa: o lançamento do ChatGPT incendiou as imaginações e pôs a inteligência artificial no centro das atenções. Quanto deste hype se justifica, e quanto dele é exagero? Qual o real impacto para as empresas, para o marketing e para todos nós enquanto indivíduos?
Para saber, convidamos para a conversa deste episódio o Jorge Amorim, investigador em ciência cognitiva, mas também consultor em processos de aprendizagem e de gestão de conhecimento, empreendedor e com um grande interesse pelo impacto desta área da tecnologia nas nossas vidas.
Neste episódio, gravado em 2023, aprendemos que a AI não é propriamente inteligência, e nem mesmo 100% artificial. Não substitui o cérebro humano nem ferramentas tão antigas como o papel e a caneta. Mas, se bem usada, pode ser um formidável instrumento de crescimento, tanto das empresas como das pessoas dentro delas.
Ouça o episódio e descubra:
- As vantagens que a AI pode trazer, desde já, para a sua empresa
- Os riscos e erros que é preciso evitar
- Como começar a integrar as ferramentas de AI no seu dia a dia
- Como usar estas ferramentas para planear o seu marketing, criar conteúdos ou ter reuniões mais produtivas
- A importância de não abandonar o papel e a caneta – e de reservar tempo para os usar
- Como a AI pode ajudar a tornar as empresas mais humanas
- Como a ciência cognitiva pode ajudar no seu processo de vendas – especialmente no caso das vendas complexas
Ouça também no Spotify:
Sobre o convidado:
Pessoa mencionada:
Instituições mencionadas:
Artigo mencionado:
Livros recomendados:
- Daniel Kahneman – Thinking, Fast and Low
- Ajay Agrawal, Joshua Gans e Avi Goldfarb – Prediction Machines, Updated and Expanded: The Simple Economics of Artificial Intelligence
Ensaios recomendados:
Podcasts recomendados:
- Marketing business-to-business: o podcast – Episódio #9 (Viagem ao cérebro do decisor B2B – com Diana Prata)
- 45 Graus
- Lex Fridman – Episódio #367 (com o CEO da OpenAI Sam Altman, sobre GPT-4, ChatGPT e o futuro da Inteligência Artificial)
Para saber mais sobre marketing e comunicação B2B, subscreva a newsletter Universidade B2B, da Hamlet.
Para continuar a acompanhar-nos vá ao site da Hamlet e fique em dia com a comunicação de marketing B2B no nosso blog.
Siga-nos também no LinkedIn.