#57 – Para fazer marketing, é preciso bravura – e humildade – com João Pintado

Uma ideia que temos lembrado em mais de um episódio deste podcast é que não há nenhuma empresa vocacionada para o business-to-consumer que não tenha também uma dimensão B2B – na medida em que tem de lidar com os seus fornecedores, com a distribuição e mesmo com a sua força de trabalho, que é um público profissional.

Esta interpenetração é ainda maior quando o que a empresa vende são produtos que combinam um uso tanto privado como profissional – como é o caso da Central Lobão, uma empresa portuguesa com algumas marcas de referência em máquinas e ferramentas. Por isso, ninguém melhor para nos falar da criação de marca nessa fronteira entre o business-to-business e o grande consumo do que o João Pintado, Diretor de Marketing da Central Lobão, com quem conversamos neste episódio.

 

Ouça o episódio e descubra:

  • O que é preciso para fidelizar a distribuição…
  • …e o consumidor final
  • Qual a diferença entre criar um negócio e criar uma marca – e qual dos dois é mais difícil
  • Quais são alguns dos erros mais típicos do marketing, e como os evitar
  • Como lidar com a necessidade de estarmos sempre atualizados, num mundo em que somos bombardeados com informação

 

 

Sobre o convidado:

 

Referências feitas ao longo do episódio:

 

Podcasts recomendados:

 

Para saber mais sobre marketing e comunicação B2B, subscreva a newsletter Universidade B2B, da Hamlet.

O seu site vale o que custou? Faça este este diagnóstico e terá a resposta em poucos minutos.

Para continuar a acompanhar-nos vá ao site da Hamlet e fique em dia com a comunicação de marketing B2B no nosso blog.

Siga-nos também no LinkedIn, Facebook e Instagram.

Categorias:
B2C, Branding, Business to business, Comunicação de marca, Comunicação de marketing, Estratégia, LinkedIn, Marcas, Marketing B2B, Marketing Digital, Podcast, Vendas
partilhe
Facebook
linkedin
Whatsapp
email
fechar
UNIVERSIDADE B2B - A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business

UNIVERSIDADE B2B

Precisa vender ou comunicar com empresas ou públicos profissionais? Bem-vindo à Universidade B2B. A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business.