#57 – Para fazer marketing, é preciso bravura – e humildade – com João Pintado
Uma ideia que temos lembrado em mais de um episódio deste podcast é que não há nenhuma empresa vocacionada para o business-to-consumer que não tenha também uma dimensão B2B – na medida em que tem de lidar com os seus fornecedores, com a distribuição e ainda mesmo com a sua força de trabalho, que é certamente um público profissional.
Esta interpenetração é ainda maior quando o que a empresa vende são produtos que combinam um uso tanto privado como profissional – como é o caso da Central Lobão, uma empresa portuguesa com algumas marcas de referência em máquinas e ferramentas. Por isso, ninguém melhor para nos falar da criação de marca nessa fronteira entre o business-to-business e o grande consumo do que o João Pintado, Diretor de Marketing da Central Lobão, com quem conversamos neste episódio.
Ouça o episódio e descubra:
- O que é preciso para fidelizar a distribuição…
- …e o consumidor final
- Qual a diferença entre criar um negócio e criar uma marca – e qual dos dois é mais difícil
- Quais são alguns dos erros mais típicos do marketing, e como os evitar
- Como lidar com a necessidade de estarmos sempre atualizados, num mundo em que somos bombardeados com informação
Sobre o convidado:
- Perfil do João Pintado no LinkedIn
- Central Lobão
Referências feitas ao longo do episódio:
Podcasts recomendados:
Para saber mais sobre marketing e comunicação B2B, subscreva a newsletter Universidade B2B, da Hamlet.
O seu site vale o que custou? Faça este este diagnóstico e terá a resposta em poucos minutos.
Para continuar a acompanhar-nos vá ao site da Hamlet e fique em dia com a comunicação de marketing B2B no nosso blog.