#49 – Alinhar a oferta IT com as necessidades dos clientes: a Paula Matias explica como
Para a convidada deste episódio, o principal desafio de marketing para uma empresa tecnológica é aquele em que muitas falham: ter uma oferta que de facto responda às necessidades – e possibilidades – dos clientes-alvo. Noutras palavras, é preciso estar sempre um bocadinho à frente do mercado – mas não demasiado, ou os clientes não conseguem acompanhar.
A conversa foi gravada em 2022, quando a Paula Matias respondia pelo marketing da Link Consulting, uma das mais importantes consultoras de IT do país. Falamos do papel do research, de como a Paula via a interação entre o marketing e as equipas técnicas e comerciais e de como foi aprendendo, ao longo do seu percurso, a compensar a relativa escassez de formação e de informação sobre os temas específicos do B2B, em comparação com os do marketing voltado para o consumidor.
É uma conversa em que há muito a aprender.
Ouça o episódio e descubra:
- Qual é o papel mais importante para o marketing numa empresa de IT
- Como o research pode ajudar na formulação da oferta da sua empresa
- Como conquistar para o marketing o respeito das equipas técnicas e comerciais
- Como a Link fazia para ter altas taxas de sucesso no uso do email marketing
- A fórmula que a Link utilizava para se manter à frente do mercado na inovação tecnológica
- Qual é o trunfo mais importante para a comunicação de uma empresa de IT
Sobre a convidada:
- Perfil da Paula Matias no LinkedIn
- Site da Link Consulting
- Perfil da Link Consulting no LinkedIn
- Perifl do AITEC Group no LinkedIn
Empresas entidades referidas no episódio:
- Instituto de Marketing Research
- Novabase
- SHIFT Consulting
- Gartner
- Forrester
- Celent
- Link Redglue
- Linkcom
- Iscte Business School
Pessoa referida no episódio:
Livros recomendados:
- Luiz Moutinho, Nuno Teixeira e André Zeferino – Marketing Futureland
- Marco Gouveia – Marketing digital – o guia completo
- Philip Kotler – Marketing 5.0
Para saber mais sobre marketing e comunicação B2B, subscreva a newsletter Universidade B2B, da Hamlet.
O seu site vale o que custou? Faça este este diagnóstico e terá a resposta em poucos minutos.
Para continuar a acompanhar-nos vá ao site da Hamlet e fique em dia com a comunicação de marketing B2B no nosso blog.
Siga-nos também no Linkedin, Facebook e Instagram.