fbpx

#28 – Como moldar uma reputação internacional – com Manuel Oliveira

Se há um setor industrial em que Portugal dá cartas, é o dos moldes. Num contexto internacional ferozmente competitivo, e numa indústria de alto valor acrescentado, o país é o terceiro produtor europeu e o oitavo no mundo. Como terá sido possível esta façanha a um país da nossa dimensão, especialmente tendo em conta que o próprio setor, em Portugal, é constituído principalmente por pequenas empresas?

Uma das explicações certamente tem a ver com a capacidade de essas empresas se organizarem e agirem em conjunto. Para saber como isto se faz, com que resultados e com que desafios pelo caminho, fomos falar com Manuel Oliveira, secretário-geral da Associação Nacional da Indústria de Moldes – Cefamol. Falamos, claro, de internacionalização, do papel do marketing na conquista de clientes industriais, da importância de contar com uma boa marca-país.

Como muitos setores B2B, a indústria dos moldes é daquelas áreas aparentemente invisíveis para o comum dos mortais, mas sem as quais nada do que consumimos diariamente poderia existir. E que, quando levantamos o véu, revela ser um mundo fascinante, riquíssimo em know-how, inovação e boas práticas.

Ouça este episódio e descubra:

  • Os fatores que permitiram a Portugal tornar-se o 3º produtor europeu e o 8º no mundo na indústria dos moldes
  • o papel das associações setoriais e o que as tona tão importantes nos mercados B2B
  • as estratégias e táticas que permitiram ao setor dos moldes português penetrar e manter-se em mais de 80 países
  • em que medida a marca Portugal é um fator de diferenciação importante na conquista de mercados internacionais
  • como tem sido capitalizada essa marca no setor dos moldes e o que a diferencia de outras marcas-país
  • como um setor tão apostado nas interações presenciais – feiras de negócios, missões, etc. conseguiu adaptar o seu marketing às restrições da pandemia

Sobre o convidado:

Sobre a Cefamol

Outras referências:

Categorias:
Blog, Branding, Business to business, Comunicação de marketing, Comunicação institucional, Consultoria e estrategia de marketing, content marketing, Podcast