#44 – Nos dados, o contexto é rei – com Jorge Cunha
Uma das razões pelas quais muitas empresas, especialmente no universo business-to-business, ainda hesitam em investir na sua comunicação é terem a sensação de que esse investimento é uma aposta feita no escuro. Sabe-se que terá um custo, mas é difícil antecipar se terá também um retorno. E, mesmo quando esse retorno existe, é difícil saber a que parte do esforço de comunicação deve ser atribuído.
A melhor forma de combater esse receio é contar com bons dados. Por isso o tema das métricas, de ter informação quantitativa sólida, é recorrente neste podcast. Neste episódio, gravado em 2022, quem nos ajuda a entender ainda melhor o assunto é o Jorge Cunha, com quem conversamos sobre as boas (e más) práticas da analítica digital.
Ouça o episódio e descubra:
- O que distingue uma interpretação cega dos dados de uma interpretação inteligente
- O que significa dizer que, nos dados, “o contexto é rei”
- O que fazer quando os dados disponíveis são insuficientes para tomar decisões
- Os riscos que uma definição imprecisa dos seus objetivos pode acarretar
- O que é o VOC e o que faz com que seja tão importante
- O erro que muitos bons designers cometem ao trabalhar o digital
- Como distinguir uma métrica útil de uma irrelevante
Sobre o convidado:
- Perfil do Jorge Cunha no LinkedIn
- Perfil do Jorge Cunha no Twitter
- Site da IT Tech BuZ
Pessoas referidas no episódio:
Empresas referidas no episódio:
Outras referências:
Livros recomendados:
- Avinash Kaushik – Analítica Web 2.0
- Avinash Kaushik – Web Analytics: an hour a day
- Luís Bettencourt Moniz e Pedro Celeste – 52 métricas de marketing e vendas
- André Zeferino – Digital Marketing Analytics
- Jorge Remondes (com a participação do Jorge Cunha, entre outros autores) – Marketing Digital & E-commerce #3
- Antonio Toca, Javier Curtichs e Sandra Antunes (com a colaboração de Miguel Lambertini e Bruno Beaumont) – Sentido Social – a comunicação e o senso comum na era da internet social
Blog recomendado:
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