Usar as redes sociais como Obama? Yes we can.

Ou, pelo menos, podemos observar e aprender.

Nesta conversa, Perry Marshall entrevista David Bullock, que começou a prestar atenção no modo como o então senador por Illinois estava a usar as redes sociais quando ele nem sequer era o favorito no Partido Democrata. Bullock fez melhor: passou a documentar passo a passo a actividade de Obama nas redes sociais, até a eleição, de modo a entender a estratégia por trás do seu impressionante sucesso.

Depois das presidenciais americanas, replicar a tal estratégia tem sido tentado por políticos de várias inclinações (vide as eleições brasileiras em curso), embora até aqui sem uma fracção do impacto  conseguido por Obama. O foco de Bullock, porém, não está na aplicação desse modelo à política, mas ao marketing de negócios e empresas.

A entrevista acaba por evoluir do “case” Obama para o “case dentro do case” que é a forma como Bullock usou o livro e a sua promoção (também via redes sociais) para conseguir os seus objectivos de negócio. O que  já é uma aplicação do que aprendeu ao observar a campanha.

Vale a pena descarregar o MP3 e ouvir.

Jayme Kopke

Botão_newsletter_2

.

CATEGORIAS:
Business to business, Marketing B2B, O mundo online, Redes sociais