O que vem primeiro: a marca ou as vendas?

Se o seu negócio é vender a outras empresas, o que deve vir
primeiro? Criar uma marca forte? Ou concentrar-se em ações que
gerem leads e vendas no mais prazo mais curto possível? Seja
qual for a opção, o mais certo é estar errada.

É um dilema tipo ovo e galinha. Para a maior parte das empresas business-to-
business a resposta é apostar tudo nas vendas. Mas também há quem prefira começar por uma marca visível e forte.

Seja qual for a opção, o mais certo é estar errada.

Vender sem criar marca pode ser uma etapa inevitável. Mas, a prazo,
desperdiça o potencial de vender muito mais, com menos esforço.

Já criar marca sem vender… serviria para quê, exatamente?

Sempre que penso nisso lembro-me de um projeto que a Hamlet desenvolveu,
há já uns anos, e que depois ganhou vida própria sem nós. A iniciativa Heróis PME, da Yunit Consulting, mostra que é possível integrar os dois objetivos:
criar notoriedade e reputação, e ao mesmo tempo gerar leads.

Em 2024, o projeto está na sua 6ª edição. Desde 2016, quando foi lançado,
contou com a participação de 600 empresas, das quais 61 foram distinguidas.

Neste artigo, escrito ao fim da primeira edição, explicamos como esta ideia
simples, mas ancorada numa boa compreensão do público-alvo, pôde tanto
vender como construir marca.

Ou seja: entre o ovo e a galinha, ficar com os dois.

 

Jayme Kopke

Categorias:
Comunicação de marketing, Comunicação institucional, Eventos, marketing automation, Marketing B2B, Marketing Digital, Tecnologia, vida empresarial
partilhe
Facebook
linkedin
Whatsapp
email
fechar
close
Newsletter B2B da Hamlet - A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.
close

Newsletter B2B da Hamlet

Precisa vender ou comunicar com empresas ou públicos profissionais? Bem-vindo à Newsletter B2B da Hamlet. A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business.
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.