fbpx

Dez maneiras de obter negócio através do Linkedin.

Linkedin é a ferramenta mais eficiente para fazer networking através da internet. Ao contrário do Twitter, do Facebook ou de outras redes sociais, o Linkedin está totalmente orientado para as relações de trabalho.

Se quiser ter acesso a novos clientes e oportunidades de negócio tem muito a ganhar com uma presença activa no Linkedin. Aqui está uma boa estratégia para alcançar os seus objectivos:

1. Complete o seu perfil

Este passo, ignorado por alguns utilizadores, é essencial. O seu perfil revela a quem o contacta o seu percurso académico, a sua história pessoal e profissional, qual a empresa em que trabalha, os sites de internet que alimenta, e todas as informações necessárias para causar uma boa primeira impressão.

Não se esqueça também de ir actualizando o status, com novidades e links:

2. Procure outras pessoas.

Além das que já conhece, e às quais poder ter acesso através da sua morada de email, o Linkedin possui instrumentos de pesquisa que o ajudam a encontrar o seu público-alvo. Eis como fazer:

a) pesquise (por exemplo) copywriters:

b) acrescente-as à sua rede de contactos:

c) se tiver contactos em comum (shared connections, na imagem de cima), pode abordá-los com um texto semelhante a este: “Olá XPTO, fomos ambos colegas do Y, por isso gostaria muito de iniciar um contacto consigo”. Não fique por aí: dê às pessoas  bons motivos para iniciar um relacionamento, mostre que consultou o perfil delas e que se deu ao trabalho de obter informações.

3. Peça recomendações

Assim que actualizar os contactos, peça recomendações às pessoas com quem trabalha ou trabalhou. Escolha os colegas ou superiores hierárquicos por quem sente mais respeito profissional — é provável que essa admiração seja mútua. Uma dúzia de recomendações podem chegar longe no Linkedin.

4. Use os grupos do Linkedin

Criar e dinamizar um grupo no Linkedin permite-lhe ter acesso a novos contactos diariamente. Para que este esforço seja compensador, faça o seguinte:

  1. Use palavras-chave na descrição do seu grupo, para que estas possam ser pesquisáveis no Linkedin.
  2. Use palavras-chave no título do grupo, para que ele seja encontrado pelo Google.
  3. Insira o link para o seu site ou blog, de modo a atrair tráfego.
  4. Acrescente o RSS feed do seu blog ao grupo, para que cada artigo seja automaticamente postado na página de cada membro.
  5. Envie uma mensagem semanal, com conteúdos úteis, que acrescente valor ao seu grupo.
  6. Faça apresentações entre os membros do grupo.

Finalmente, é importante que o grupo responda a uma necessidade do seu grupo-alvo. Assim garantirá a presença de membros de qualidade.

5. Divulgue notícias

Junte-se a um grupo, e aguarde a sua aprovação.
Assim que for aceite, submeta uma notícia. Isto também é um bom modo de partilhar os posts do seu blog com o resto do grupo.

6. Faça e responda a perguntas

Muita gente não sabe que há uma secção de perguntas e respostas no Linkedin. No entanto, é uma excelente oportunidade para se posicionar como um especialista nos assunto que lhe interessam .

7. Crie e divulgue eventos

Criar um evento é uma óptima maneira de solidificar o seu negócio. Graças à natureza viral do Linkedin, se alguém responder ao seu convite a resposta aparece no perfil da pessoa que lhe responde, sendo vista por todos os contactos dela. Ainda por cima, é muito simples criar um evento. Só tem que preencher um pequeno formulário:


8.  Envie mensagens pessoais

Personalize os contactos o mais que conseguir. Nada substitui o contacto pessoal, por isso, quando usar a internet tente aproximar-se desse modelo. Revele que conhece a pessoa a quem escreve, que se informou sobre ela e que está interessado em desenvolver uma relação aprofundada.

9. Use as aplicações

No Linkedin existem inúmeras aplicações que podem ajudá-lo a usar esta ferramenta de um modo cada vez mais eficiente. Por exemplo, pode integrar o Linkedin com as actualizações do Twitter, fazer com que as mensagens do Linkedin apareçam no Facebook, exibir uma apresentação em powerpoint ou revelar os últimos posts do seu blog wordpress na página do perfil. As possibilidades são inúmeras.

Consulte aqui a lista de aplicações do Linkedin.

10. Mexa-se

Como todas as ferramentas de social media marketing, o Linkedin evolui depressa. Quanto mais se exercitar no seu uso, mais fácil lhe será fazer contactos e aproveitar as oportunidades. Comece agora.

Luís Jorge

Botão_newsletter_2

Categories:
O mundo online