Twitter. Muito mais do que um canal
O crescimento do Twitter, de 900% em apenas um ano, chama a atenção das empresas. Muitas delas conseguiram tirar o melhor proveito dessa rede social, utilizando-a para criar brand awareness e fortalecer o relacionamento com os consumidores. Outros, no entanto, caíram na tentação do spamming. Mas não por muito tempo.
O senso crítico que é característico dos usuários do twitter torna-os imune ao spam. Não há espaço para “poluição” nas timelines, e ninguém é obrigado a seguir uma empresa. Recompensas imediatas podem até ajudar a angariar seguidores num primeiro momento, mas os usuários só continuarão a fazê-lo se esta apresentar uma mais valia a longo prazo. O usuário decide se empresas oferecem informações úteis ou não e passam a palavra adiante. A postura adoptada no twitter é factor essencial para que estes determinem se percebem valor em seguir a empresa ou não.
Independente da utilidade dada à sua conta no twitter, a palavra chave é sempre a mesma: interacção. Não podemos acreditar que o twitter é um grande repositório de mensagens, e sim um facilitador de trocas. É preciso abrir a porta para que os outros usuários passem a interagir com a nossa marca, e entender a versatilidade desta ferramenta.
Os exemplos dessa versatilidade estão por todo lado. No último mês, mais de 300 mil oportunidades de trabalho foram postadas no twitter. Também já são muitos os casos de sucesso em que marcas utilizaram o twitter para adicionar interactividade às suas campanhas. Ou que estenderam o seu serviço de atendimento ao cliente a esta ferramenta, trazendo os clientes para mais perto, e ganhando feedback imediato em troca.
As oportunidades são infinitas, e variam de acordo com a realidade de cada empresa. As marcas que se dedicarem a pensar em formas de oferecer valor através do twitter só têm a ganhar, e seus seguidores também.