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A engenheira que sabia demais

Algumas empresas estão tão por dentro do que fazem que não têm a noção de como esse conhecimento nada tem de óbvio. Pela mesma razão, também não se dão conta de como é valioso, e como seria útil traduzi-lo para os simples mortais.

Há uns dias, aqui na Hamlet, recebemos um pedido de um cliente que quer lançar um novo produto.

Na reunião inicial, a engenheira res­ponsável pelo projeto explicou-nos tudo em detalhe.

E eu, pelo menos, não percebi nada.

Não é que a engenheira não tivesse as ideias claras ou não soubesse do que estava a falar.

Pelo contrário. Conhecia o assunto tão bem que não lhe era fácil descer ao nível de um não-técnico como eu. Não por arrogância, mas por não lhe ocorrer que alguém pudesse desconhecer conceitos que para ela são tão básicos. Ao explicá-los, tinha o receio de me estar a chamar estúpido.

Muitas empresas que vendem a outras empresas são como essa engenheira. Sabem tanto do que fazem que já nem notam o quanto esse conhecimento é fora do comum.

O que tem duas consequências. Uma é comunicarem como a nossa engenheira: de forma tecni­camente impecável, mas que é chinês para os profanos.

A outra, ainda mais frequente, é nem sequer comunicarem.

Como o que sabem lhes é tão natural, pensam que também é banal para as outras pessoas. E não sentem a necessidade de o explicar ao mundo.

Com isso, o mundo fica a perder. E a empresa desperdiça a oportunidade de mostrar o quanto é único o que sabe e faz.

No caso da nossa engenheira, quando conseguimos que explicasse o beabá bem devagarinho, entendemos que o seu produto é incrível.

E vamos ajudar a explicá-lo de forma ainda mais simples aos seus clien­tes – alguns dos quais, como eu, não são técnicos.

E a sua empresa: terá consciência de quanto o que sabe é especial?

Trazer, de forma simples, esse conhecimento cá para fora é uma poderosa ferramenta para dar visibilidade e estatuto à sua marca.

É o tipo de marketing pelo qual o mundo lhe vai agradecer.

Jayme Kopke

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