A engenheira que sabia demais

Algumas empresas estão tão por dentro do que fazem que não têm a noção de como esse conhecimento nada tem de óbvio. Pela mesma razão, também não se dão conta de como é valioso, e como seria útil traduzi-lo para os simples mortais.

Há uns dias, aqui na Hamlet, recebemos um pedido de um cliente que quer lançar um novo produto.

Na reunião inicial, a engenheira res­ponsável pelo projeto explicou-nos tudo em detalhe.

E eu, pelo menos, não percebi nada.

Não é que a engenheira não tivesse as ideias claras ou não soubesse do que estava a falar.

Pelo contrário. Conhecia o assunto tão bem que não lhe era fácil descer ao nível de um não-técnico como eu. Não por arrogância, mas por não lhe ocorrer que alguém pudesse desconhecer conceitos que para ela são tão básicos. Ao explicá-los, tinha o receio de me estar a chamar estúpido.

Muitas empresas que vendem a outras empresas são como essa engenheira. Sabem tanto do que fazem que já nem notam o quanto esse conhecimento é fora do comum.

O que tem duas consequências. Uma é comunicarem como a nossa engenheira: de forma tecni­camente impecável, mas que é chinês para os profanos.

A outra, ainda mais frequente, é nem sequer comunicarem.

Como o que sabem lhes é tão natural, pensam que também é banal para as outras pessoas. E não sentem a necessidade de o explicar ao mundo.

Com isso, o mundo fica a perder. E a empresa desperdiça a oportunidade de mostrar o quanto é único o que sabe e faz.

No caso da nossa engenheira, quando conseguimos que explicasse o beabá bem devagarinho, entendemos que o seu produto é incrível.

E vamos ajudar a explicá-lo de forma ainda mais simples aos seus clien­tes – alguns dos quais, como eu, não são técnicos.

E a sua empresa: terá consciência de quanto o que sabe é especial?

Trazer, de forma simples, esse conhecimento cá para fora é uma poderosa ferramenta para dar visibilidade e estatuto à sua marca.

É o tipo de marketing pelo qual o mundo lhe vai agradecer.

Jayme Kopke

Categorias:
Branding, Comunicação de marketing, content marketing, Marketing B2B, Sem categoria
partilhe
Facebook
linkedin
Whatsapp
email
fechar
close
Newsletter B2B da Hamlet - A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.
close

Newsletter B2B da Hamlet

Precisa vender ou comunicar com empresas ou públicos profissionais? Bem-vindo à Newsletter B2B da Hamlet. A sua fonte de conhecimento e atualização contínua sobre marketing e comunicação business-to-business.
Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados da União Europeia, informamos que ao clicar "Subscrever":
1) Aceita receber as nossas comunicações por email.
2) Autoriza que as informações que forneceu sejam transferidas para o nosso parceiro de marketing Mailchimp para processamento.
Saiba mais sobre as práticas de privacidade do Mailchimp.