O que vem primeiro: a marca ou as vendas?
Se o seu negócio é vender a outras empresas, o que deve vir
primeiro? Criar uma marca forte? Ou concentrar-se em ações que
gerem leads e vendas no mais prazo mais curto possível? Seja
qual for a opção, o mais certo é estar errada.
É um dilema tipo ovo e galinha. Para a maior parte das empresas business-to-
business a resposta é apostar tudo nas vendas. Mas também há quem prefira começar por uma marca visível e forte.
Seja qual for a opção, o mais certo é estar errada.
Vender sem criar marca pode ser uma etapa inevitável. Mas, a prazo,
desperdiça o potencial de vender muito mais, com menos esforço.
Já criar marca sem vender… serviria para quê, exatamente?
Sempre que penso nisso lembro-me de um projeto que a Hamlet desenvolveu,
há já uns anos, e que depois ganhou vida própria sem nós. A iniciativa Heróis PME, da Yunit Consulting, mostra que é possível integrar os dois objetivos:
criar notoriedade e reputação, e ao mesmo tempo gerar leads.
Em 2024, o projeto está na sua 6ª edição. Desde 2016, quando foi lançado,
contou com a participação de 600 empresas, das quais 61 foram distinguidas.
Neste artigo, escrito ao fim da primeira edição, explicamos como esta ideia
simples, mas ancorada numa boa compreensão do público-alvo, pôde tanto
vender como construir marca.
Ou seja: entre o ovo e a galinha, ficar com os dois.