Um hábito muito português que pode dar cabo da sua feira de negócios

Marketing de apoio às exportaçõesEntre as muitas qualidades de que os portugueses se podem orgulhar, há uma que convém usar com muita moderação. Principalmente se vai participar de uma feira de negócios.

Estou a falar da capacidade de improvisar. De desenrascar. De não planear e resolver tudo à ultima da hora.

Na verdade, as feiras favorecem esta tentação. Como só duram aqueles dias, é fácil ter a ilusão de que o trabalho começa e acaba ali.

Mas é mesmo uma ilusão. Se não planear bem a sua feira, se não começar a prepará-la com antecedência e gerindo muito bem o tempo até ao evento, é certo que vai ter algumas surpresas. Como descobrir no último minuto que a comunicação não ficou pronta. Que afinal já não há tempo para a ação que imaginou. Ou que o seu stand está vazio porque não houve nenhuma comunicação prévia para convidar os clientes.

Ok, eu sei que tudo conspira contra o planeamento: a correria do dia-a-dia, o telefone que toca… tudo é mais urgente do que uma feira que “é só daqui a 3 meses”. Mas estas desculpas não vão ser grande consolo quando olhar para os resultados da feira e descobrir que, afinal, foi dinheiro deitado fora.

Felizmente há ferramentas que ajudam a resistir a esta pressão e a preparar uma feira como deve ser. Planear a comunicação, por exemplo, é mais fácil com o Trade Fair in a Box. Sendo um pacote de serviços que inclui toda a comunicação Antes, Durante e Depois da Feira, para já garante que nenhuma ação de comunicação importante fica de fora. 

Depois de escolhidas à medida dos seus objetivos, as ações são criadas e produzidas rigorosamente no calendário, sem pressas nem surpresas. Também não há sustos nos custos: você sabe à partida quanto vai custar a sua comunicação na feira. Para saber mais sobre o Trade Fair in a Box, ligue 925 414 053 e fale com o Carlos Coelho.

Resumindo: se quer fazer da sua feira um verdadeiro fracasso, não a planeie. Mas não é esse o seu plano, pois não?

Esta foi a 2ª das 8 Formas Infalíveis de Fracassar numa Feira de Negócios. Fique atento, a 3ª está a caminho. Fique atento à sua caixa de correio. Ou subscreva aqui e receba tudo no seu email.

Jayme Kopke, da Hamlet - Comunicação de Marketing B2B
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Jayme Kopke
da Hamlet

 

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Categorias:
Eventos, Exportações, Feira de negócios, Vendas, vida empresarial
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