Uma oportunidade que boa parte das empresas anda a desperdiçar
Eu nunca sei quando vai acontecer. Mas, volta e meia, estamos aqui na Hamlet a trabalhar em qualquer coisa quando… trriiiiim! Do outro lado está um cliente que quer trabalhar connosco.
Um cliente que não andamos a perseguir, ao qual não foi preciso andar a “vender” nada.
O que, além de libertar recursos, é a melhor posição em que se pode estar. Afinal, em quem você confia mais: no vendedor que bate à sua porta ou no especialista que você procurou?
O segredo para o nosso telefone tocar tantas vezes é simples. Comunicamos regularmente, por email e não só, com centenas de pessoas – incluindo muitos decisores nos potenciais clientes. E a lista está sempre a crescer. Porquê? Porque oferecemos conteúdo útil.
O resultado é que, volta e meia, alguém recebe um desses emails e lembra-se daquele problema de marketing que lhe anda a tirar o sono. “Será que esses fulanos da Hamlet não serão os indicados para o resolver?”
Cultivar uma base de dados e seduzi-la continuamente com conteúdo interessante é uma forma de ganhar autoridade e atrair clientes que a maior parte das empresas desperdiça. Será o caso da sua?
Ok, já sei o que está a pensar: “isto é muito bonito, mas quem cria o tal conteúdo interessante? E como é que, lá pelo meio desse conteúdo,vendo os meus serviços de uma maneira persuasiva, mas que não me torne um chato e um spammer?
Há duas respostas.
Uma é pedir a ajuda de profissionais. A Hamlet, por exemplo (eu avisei que de vez em quando nos promovíamos :)).
A outra, se para já não quiser fazer o nosso telefone tocar, é usar a sua prata da casa. Consegue escrever um email para um potencial cliente? Escrever para umas centenas de uma só vez não é muito diferente.
Só tem que ter um cuidado. À partida, qualquer pessoa sabe escrever. Já escrever bem, e principalmente escrever para persuadir, é outra coisa.
Por isso, sugiro por comece por aprender com quem sabe. Por exemplo, com Drayton Bird.
Drayton é um senhor inglês com 70 e muitos anos que continua na ativa. Trabalhou de perto com David Ogilvy, que dizia não haver ninguém no mundo que entendesse mais de marketing direto. Escrever – e persuadir – seja por email, em papel, ou num vídeo, é com ele.
Para quem quer aprender os seus segredos, Drayton tem uma série de vídeos que recomendo vivamente. Estão lá os truques todos, mais os erros a evitar, com muitos exemplos pelo meio.
Se pretende fazer como a Hamlet, e começar a atrair clientes conversando com eles, confira estes vídeos. Vão ajudá-lo a escrever textos que fazem o seu telefone tocar.
Jayme Kopke
da Hamlet