Se está no B2B, este é o livro que esperava há anos
É o livro que quem trabalha com o marketing business-to-business em Portugal e no Brasil esperava há anos. Chama-se “Marketing B2B: Uma Abordagem Prática em Mercados Industriais” e o autor André Vilares Morgado, já falecido, veio em 2019 ao podcast da Hamlet conversar com Jayme Kopke sobre algumas das ideias que partilha no livro.
Não sabemos se tem ideia disto – mas o mercado B2B, no qual a sua empresa se move, é muito maior do que o dirigido ao consumidor.
É assim no mundo inteiro – e em Portugal ainda mais.
Como é que se explica, então, que o marketing que se aprende nas escolas só fala em vender a consumidores?
Quando se procura bibliografia sobre marketing B2B, mesmo em inglês não há quase nada. Em português, então, nem se fala.
É o maior absurdo do marketing. Mas começa a ser corrigido esta semana, com o lançamento do livro do André Morgado.
Chama-se Marketing B2B – Uma Abordagem Prática em Mercados Industriais.

O André combinava a experiência prática dos mercados business-to-business com a autoridade de quem ensinava numa das mais respeitadas escolas de negócios do país.
Era o livro que as empresas B2B esperavam há anos. Por isso, logo que o Jayme Kopke, o diretor geral e criativo da Hamlet, soube do lançamento, não esperou nem um minuto.
Convidou logo o André para uma conversa no podcast da Hamlet.
https://radiopublic.com/marketing-businesstobusiness-o-po-WozqVm/s1!ce380
É um episódio que não pode perder. Nele, o André Morgado explicou:
- Como as empresas B2B podem livrar-se da armadilha de competir pelo preço
- Porque o marketing que se ensina nas escolas não serve para um país como Portugal
- Como transformar os seus clientes empresariais em ferramentas de vendas
- O poder transformador da marca e da cultura nas empresas B2B
Se está no business-to-business, sugiro que vá já procurar Marketing B2B – o livro – à livraria mais próxima.
E, enquanto não o lê, faça um preview no mais recente episódio de Marketing B2B – o podcast.
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