#83 – Para uma PME, a tecnologia deve ser um investimento, não um custo – com Marisa Poço, Carlos Couto e Paulo Lobo
Num setor em que todos os concorrentes parecem iguais, os fundadores da HeraPrime querem diferenciar-se com uma promessa clara: através da tecnologia, simplificar a vida das PME portuguesas. E, neste episódio, explicam o que é decisivo para que isto aconteça.
Embora seja um dos mais dinâmicos da economia portuguesa, o setor das tecnologias de informação não é dos que melhor comunica.
A impressão é que todas as empresas de TI são iguais. Não há muitas que se preocupem em estabelecer um posicionamento de marca claro e diferenciador, que ajude o potencial cliente a escolher um parceiro tecnológico em vez de qualquer outro.
Mas felizmente há exceções. Neste episódio falamos com os sócios de uma consultora tecnológica que escolheu um caminho diferente – e isto desde o lançamento. A recém-nascida HeraPrime surge da fusão de duas empresas que já tinham um percurso no mercado e que, quando decidem juntar-se, é para ganharem não só outra dimensão, mas também uma marca forte, com um posicionamento muito bem definido. A união de marketing e tecnologia.
É sobre o trabalho de construção desse posicionamento, do qual que a Hamlet teve o privilégio de participar, que conversamos com a Marisa Poço, o Carlos Couto e o Paulo Lobo, da HeraPrime.
Ouça o episódio e descubra:
- estratégias de marketing e tecnologia
- a diferença entre decidir com a intuição ou com dados – e como dispor desses dados no dia-a-dia
- como fazer com que a tecnologia que deveria simplificar a vida da sua PME não seja, ela própria, um fator de complicação
- como fazer com que a tecnologia seja um verdadeiro investimento – que produz resultados – em vez de mais um custo
- como evitar que a adoção de diferentes tecnologias resulte numa manta de retalhos – e não num conjunto integrado que simplifica a vida da empresa como um todo
- como garantir a estabilidade e capacidade de adaptação da sua empresa mesmo num contexto de mudança acelerada
- como uma PME pode aplicar ferramentas como a AI no dia-a-dia – e que cuidados deve ter ao fazê-lo
- como medir o retorno da adoção tecnológica na sua PME e qual é o KPI mais decisivo
Sobre os convidados:
- Perfil de Carlos Couto no LinkedIn
- Perfil de Marisa Poço no LinkedIn
- Perfil de Paulo Lobo no LinkedIn
- Perfil da HeraPrime no LinkedIn
- Site da HeraPrime
Livros recomendados:
- Negocie como se a Sua Vida Dependesse Disso, de Chris Voss
- O nosso icebergue está a derreter, de John Kotter e Holger Rathgeber
- A Regra é Não Ter Regras, de Erin Meyer e Reed Hastings
- Teoria da Organização e Gestão – Uma perspetiva histórica, de Miguel Pina e Cunha, Arménio Rego e Carlos Cabral-Cardoso
Para saber mais sobre marketing e comunicação B2B, subscreva a newsletter Universidade B2B, da Hamlet.
Para continuar a acompanhar-nos vá ao site da Hamlet e fique em dia com a comunicação marketing B2B no nosso blog.
Siga-nos também no LinkedIn.