#67 – “Não reinvente a roda”: confissões de um empreendedor em série – com Antonio Malheiro-Reymão

Nesta conversa falamos de empreendedorismo, de êxitos e fracassos e das estratégias B2B por trás do sucesso no grande consumo. E também da importância de não reinventar a roda: se há algo que funciona “lá fora”, traga-o para o seu mercado.

Conheci o empreendedor Antonio Malheiro-Reymão no longínquo ano de 1999, quando por um breve período colaborei com a Pacsis, empresa que ele havia fundado.

Para mim, que vinha de agências que trabalhavam quase exclusivamente comunicação mass media, foi uma revelação conhecer um mundo muito mais próximo da venda – a Pacsis trabalhava com vales promocionais e outros incentivos ao consumo no ponto de venda.

Voltamos a encontrar-nos por volta de 2007, quando ajudei o Antonio na Snock – uma marca de sanduíches que ajudou a criar uma nova categoria nos lineares dos supermercados portugueses. Foi um dos primeiros clientes da Hamlet e revelou-me outro mundo novo: o mundo do trade marketing e das relações com a distribuição.

E agora voltamos a colaborar com o novo empreendimento do Antonio, a L’Otra, uma marca luso-espanhola de alimentos plant-based – alternativas vegetais à carne e ao peixe. Como se vê, o Antonio é um empreendedor em série, com um longo e rico percurso, sempre na fronteira entre o grande consumo e o business-to-business.

Nesta conversa falamos de empreendedorismo, de êxitos e fracassos e das estratégias B2B por trás do sucesso no grande consumo. E também da importância de não reinventar a roda: se há algo que funciona “lá fora”, traga-o para o seu mercado.

 

Ouça o episódio e descubra:

  • A importância dos fracassos numa carreira bem-sucedida
  • Qual é o maior custo que um negócio pode ter e qual é a importância de o identificar
  • Como evitar ter de “inventar a roda” quando se lança um produto inovador
  • Como conquistar distribuição para um produto desconhecido, mesmo numa categoria quem nem sequer existe
  • As estratégias B2B que podem estar por trás do sucesso no grande consumo
  • O fator de sucesso mais importante para uma empresa portuguesa que queira ter sucesso no mercado espanhol

 

 

Sobre o convidado:

 

Empresas mencionadas:

 

Pessoas menciondas:

 

Instituição de ensino mencionada:

 

Eventos mencionados:

 

Livros recomendados:

 

Documentários recomendados:

 

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