#64 – “No digital, muitas empresas ainda não fazem o básico” – com Helder Pinto
Nos dias que correm, falar em “marketing digital” é como dizer “nadar na água”: onde mais se poderia nadar? Da mesma forma, num mundo em que tudo passa pelo digital, como é que o marketing poderia não ser digital?
E é por isso que profissionais como o Helder Pinto fazem tanta falta às empresas. Porque o digital, sendo incontornável, abarca tantas ferramentas e disciplinas, cada uma tão especializada, que é difícil encontrar quem tenha uma caixa de ferramentas realmente completa, para poder dar resposta a todos os desafios. O Helder é esse multiespecialista do digital, com quem tivemos o prazer de conversar neste episódio, gravado em 2023.
Ouça o episódio e descubra:
- O que é um T-Shaped marketeer e porque este tipo de profissional faz falta ao mercado
- Os trade-offs que é preciso fazer para ser um T-Shaped marketeer
- Como se manter atualizado no marketing digital, evitando, ao mesmo tempo, os perigos da dispersão
- A importância, para um profissional de marketing, de usar o seu próprio marketing como um laboratório
- Como estão as empresas portuguesas no que diz respeito ao marketing digital
- Como uma estratégia digital bem construída pode ajudar na venda complexa, típica de muitas empresas B2B
- O que faz com que o email marketing continue a ser uma ferramenta crítica no marketing digital, e como usá-lo de forma eficaz
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Sobre o convidado:
Ferramentas de marketing digital mencionadas:
Livros recomendados:
- Jeff Walker – A Fórmula do Lançamento
- Chris Anderson – Free – O Futuro É Grátis
- Robert Cialdini – Influence – The Psychology of Persuasion
- Drew Eric Whitman – Cashvertising How To Use 50 Secrets Of Ad-Agency Psychology To Make Big Money Selling Anything To Anyone
- Charles Duhigg – A Força do Hábito
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